Reflexão e sugestão para a Missa do 30° Domingo do Tempo Comum 2020 – Ano A

Missa do 30° Domingo do Tempo Comum 2020 – Ano A

Êx 22,20-26; SI 17; lTsl,5c-10; Mt 22,34-40

30° Domingo do Tempo Comum 2020 - Ano A

O amor sintetiza todas as virtudes

A liturgia da palavra continua a nos chamar atenção para o testemunho da fé no emaranhado da história. Na primeira leitura, Deus se pronuncia em favor dos mais fracos e excluídos da sociedade da época: a viúva, o órfão e o estrangeiro. O Senhor não apenas liberta o povo, mas caminha com ele para evitar que a opressão e a injustiça, sofridas sob o domínio do faraó, possam se repetir ao caminhar para a terra prometida e quando nela se instalar. É o amor divino a manifestar toda sua força em forma de misericórdia: “Se ele me invocar, escutá-lo-ei, porque sou misericordioso”.

Continuamos a ler a experiência da comunidade dos Tessalonicenses, que vive a fé anunciada por Paulo em meio a tribulações, mas o amor é a força maior a conduzi-los. A força atrativa da comunidade está na vivência testemunhal do amor. Ainda que a fé seja colocada em primeiro plano, sabemos que, na pena do Apóstolo, o amor sintetiza todas as virtudes. Sem ela, nem a fé, nem a esperança se sustentam.

O maior de todos os mandamentos

O evangelho nos mostra novamente Jesus sendo interpelado sobre qual dos mandamentos seria o maior. Jesus não hesita em colocar o amor a Deus e ao próximo como base para a vivência humana em Deus. Com essa afirmação, Jesus enfatiza que os mandamentos divinos não podem ser entendidos como um código de leis fora de nós, ao qual temos de nos submeter cegamente. O amor é uma dimensão profundamente antropológica, pois podemos amar e sermos amados. Aí Deus se faz presente e dignifica o ser humano, aprimorando sua capacidade não só de amar e ser amado, mas, sobretudo, de acolher o Supremo Amor.

Nesse sentido, Jesus enfatiza que a vivência do amor nos torna plenamente humanos, já que nossas relações são restauradas e elevadas pela prática do amor. Agindo assim, nossa fé sai do plano puramente intimista e se abre para um olhar mais abrangente, provocando em nós a prática da acolhida, do cuidado e da misericórdia.

Neste fim de mês missionário, peçamos ao Senhor o dom do amor em nossa obra evangelizadora. Não são raras as vezes em que nos preocupamos mais com discursos do que com ações; mais com estruturas do que com atitudes. Reafirmamos nosso desejo de sermos discípulos-missionários que fermentam a história com o fermento bom do amor, que faz crescer a fraternidade e nossa caminhada rumo à Pátria definitiva.

Sugestões litúrgicas para a Missa do 30° Domingo do Tempo Comum 2020 – Ano A

– Hino de Louvor: imediatamente antes do Hino, fazer memória das ações missionárias da comunidade. Podem-se apresentar alguns símbolos de tais ações.
– Entrada da Palavra: na celebração noturna, pode-se fazer uma dinâmica de introduzir a Bíblia com as luzes apagadas. Três pessoas, uma de cada vez, podem sair do meio do povo, ir até o Círio Pascal, aceso em seu lugar próprio, para acenderem suas velas, e andar pelo meio do povo, dizendo: “Senhor, Tua Palavra é lâmpada para meus pés, Luz para meu caminho”. Após o terceiro fazer esses gestos, as luzes da igreja podem ser acesas e acontecer a entrada da Bíblia, acompanhada pelas três pessoas com suas velas acesas.
– Momento das oferendas: apresentar um novo projeto missionário de Igreja em Saída, como foi sugerido no primeiro domingo deste mês de outubro.
– Envio da comunidade: uma breve oração de envio missionário da comunidade pode ser feita pelo presidente da celebração. Em seguida, pode ser feita a entronização da Imagem de Nossa Senhora e de um rosário grande, ressaltando Maria como a primeira missionária de Jesus, Mãe e exemplo para todos nós.

Sugestões de repertório para a Missa do 30° Domingo do Tempo Comum 2020 –  Ano A (O Domingo)

Abertura: Exulte de Alegria
Aclamação: Aleluia, Eu vos escolhi
Oferendas: Bendito Seja Deus
Comunhão: Ó Pai, Somos Nós

Cifras e partituras das sugestões CNBB

Semanário litúrgico – catequético – Cantos para a Celebração – 30° Domingo do Tempo Comum 2020

 

Áudios para a Missa do 30° Domingo do Tempo Comum 2020 – Ano A CNBB:

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós