Reflexão e sugestão para a Solenidade da Epifania do Senhor 2025 do Ano C
Para o Domingo: 05/01/2025
Epifania do Senhor 2025 – Ano C
Is 60,1-6; Sl 71; Ef 3,2-3a.5-6; Mt 2,1-12
O povo viu a grande luz, a glória do Senhor, e Israel se alegrou com a aurora maravilhosa, pois a luz do Senhor veio iluminar a cidade inteira e chegou ao mundo inteiro. O povo agradecido acorreu a Jerusalém, lembra-nos o profeta Isaías, levando presentes, ouro, incenso e mirra, e proclamando a glória do Senhor.
A Primeira Leitura está nos apontando a grande esperança que brota da confiança no Senhor. Mesmo passando por dificuldades e por realidades que escravizam, há a certeza da vida e da libertação, simbolizadas na luz que resplandece, que é vida e libertação. Aquele que é a Luz inunda o mundo inteiro, e todos os povos da terra podem ver seu esplendor.
Somos consolados todos os dias pelo Senhor, por seu amor e sua misericórdia. Talvez não percebamos isso, por estarmos voltados unicamente para nós mesmos e o Senhor ser algo distante para nós. Deus nos oferece, em cada dia, sua graça, seu amor. Isso deve nos encher de alegria, como o povo que se alegrou em Jerusalém ao ver a glória do Senhor.
O Evangelho nos deixa muito claro que o Senhor de Israel e do mundo inteiro não é reconhecido exatamente por aqueles que têm nas mãos a Palavra de Deus e afirmam ser dela conhecedores. Não reconhecem Jesus! Sabem do nascimento em Belém, mas não o reconhecem nessa maneira tão humilde e precária, em uma gruta, em uma manjedoura, nome bonito para o lugar onde se trata dos animais! Não havia outro lugar para colocar o recém-nascido.
As autoridades religiosas não reconhecem o rei de Israel que acaba de nascer; tampouco as autoridades políticas, como o mentiroso Herodes: “quando o encontrardes, avise–me, para que eu também vá adorá-lo”. Mentira! Não queria perder o poder!
Diretório da Liturgia 2025:
Tenha uma infinidade de materiais católicos
Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)
Ajude o Portal Kairós do seu jeito
Os pagãos – aqueles magos, que eram astrónomos, ou seja, estudiosos dos astros – reconhecem o Filho de Deus recém-nascido e ainda levam essa bela notícia para todos os lugares por onde passam. Embora pagãos, são homens dóceis e sempre atentos aos acontecimentos, aos sinais dos tempos. Jesus tem mesmo razão ao dizer para tomarmos cuidado, pois aqueles que julgávamos distantes iriam chegar primeiro que nós no Reino. Não basta afirmar-se cristão, é preciso sê-lo de verdade.
Aprendamos a ser mais dóceis às inspirações do Senhor e mais atentos aos sinais dos tempos. Ele é o Senhor da história e do mundo.
Sugestões litúrgicas para a Solenidade da Epifania do Senhor 2025 do Ano C
— Celebrando a Epifania 2025, o cântico de entrada da missa poderia ser bem popular, por exemplo: “A bandeira do Divino”. Assim, alguém poderia entrar com ela, tremulando-a!
— No Ato Penitencial, de forma bastante breve, o comentarista pode relembrar este fato: “As crianças e os adolescentes que são vítimas da violência em nossos dias”, pois Herodes decidiu matar as criancinhas. Lembrar os Herodes de ontem e os Herodes de hoje.
— Rodear a Mesa da Palavra com velas acesas, seguradas por pessoas da Comunidade, durante a proclamação do evangelho.
— O Ministério de Música pode cantar um Bendito bem popular no momento da Ação de Graças.
Folhetos da Epifania do Senhor 2025 – 05/01/2025 para imprimir:
Calendário litúrgico 2025 simplificado em alta qualidade pra imprimir e editar:
Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós