Reflexão e sugestão para a Solenidade da Santíssima Trindade 2022 – Ano C

Para o dia: 12/06/2022

Solenidade da Santíssima Trindade 2022 – Ano C

Pr 8,22-31; SI 8; Rm 5,1-5; Jo 16,12-15

Santíssima Trindade 2022

Ilustração de aquarela Descida do Espírito Santo nos Apóstolos, Dia da Santíssima Trindade, Pentecostes, whitsunday. Orando homens e mulheres, o Espírito Santo na forma de uma pomba.

A Santíssima Trindade 2022 é revelação de Jesus. Ele nos fez compreender o grande mistério de amor presente nas Três Pessoas da Santíssima Trindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo, que vivem uma comunhão eterna de amor. Ao celebrarmos a certeza desse amor, damos graças à verdade do amor do Pai, que nos salva em Jesus Cristo e nos conduz à plenitude da vida.

O que fazem a Liturgia e a Palavra de Deus neste dia? Introduzem-nos na grande experiência do amor de um Deus por nós e na contemplação esse mesmo amor. Portanto é um dia carregado de beleza, de grandeza para a vida e para a alma. Aprendemos que o amor “não se fecha”, que “não é narcisista” e “não é possessivo”- Ele gera liberdade, não permite exclusão ou injustiça, mostra-nos com intensidade que é amor salvífico que o Pai realiza por meio do Filho, no Espírito Santo.

Livro Hora da Família 2022 para imprimir:

O Pai é fonte eterna de amor. Por amor nos ofertou seu único Filho. Por amor fez todo o universo e o ser humano a sua imagem e semelhança. “Deus não nos ama porque somos bons e bonitos; Deus torna-nos bons e belos porque nos ama”, diz São Bernardo. O amor do Pai é inconfundível, infindável, gratuito e se estende no Filho, que também nos ama. O Filho nos acolhe com amor para nos redimir; é amor puro desde seu sim ao amor do Pai- Nós também seremos verdadeiramente imagem e semelhança de Deus, se amarmos e nos deixarmos amar. Acolher, perdoar, dialogar, servir, ser humilde… é amar. O Senhor exige amarmos os irmãos.

Esse amor uno e trino é vivo, é vinculante. O Espírito Santo é o amor vivo e presente no Pai e no Filho. Ele é a liberdade verdadeira, a paz, a vida e o dom do amor divino. Ele nos impele à missão e nos faz repartir a vida e os dons, pois o amor é dinâmico e transformador.

Diz-nos o Catecismo da Igreja Católica, no número 267: “Inseparáveis no que são, as pessoas divinas são também inseparáveis no que fazem. Mas, na operação divina única, cada uma manifesta o que lhe é próprio na Trindade, sobretudo nas missões divinas da Encarnação do Filho e do dom do Espírito Santo”. Portanto toda obra realizada é por obra comum à Santíssima Trindade. Por apropriação, podemos distinguir cada uma das pessoas: o Pai é o Criador, o Filho é o Redentor e o Espírito Santo é o Santificador. Deixemos que esse amor divino dinamize nossa vida, nossa fé e a vida em Comunidade.

Sugestões litúrgicas para a Santíssima Trindade 2022 – Ano C

A festa litúrgica da Santíssima Trindade 2022 leva-nos ao espírito de comunhão com Deus, com os irmãos e com nós mesmos. Ela é revelação divina, ou seja, é o próprio Cristo quem nos revelou, mostrou-nos a Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Ela é Comunidade de eterno amor. O amor da Santíssima Trindade é o amor que deve unir nossa Comunidade. Esse é o tom maior desta celebração.

— Fazer um momento de silêncio antes do início da celebração, para que as pessoas possam rezar. Evitar todo e qualquer outro barulho.

— Antes de o celebrante fazer o sinal da cruz inicial da missa, pedir que os esposos se abençoem, os pais abençoem os filhos, os filhos abençoem seus pais. Depois, o celebrante convida toda ar assembleia para a invocação da SS. Trindade (sinal da cruz), que pode ser cantada.

— Esta liturgia convida-nos a renovar nossa Aliança com Deus. Por isso, fazer um momento maior de silêncio no Ato Penitenciai, cantar ou rezar o pedido de perdão com a mão sobre o coração. O sacerdote pode ainda aspergir a Comunidade nesse momento.

— Os leitores devem preparar bem as leituras e o Salmo responsorial (proclamar com alma, com gosto).

— Depois da Profissão de Fé (Oração do Credo), convidar a assembleia a aproximar-se da água benta, tocá-la e fazer o sinal da cruz. Para isso, a fim de que seja ágil, arrumar pessoas e vasilhas suficientes para que se coloquem em pontos estratégicos dentro da igreja, para que assim todos possam se aproximar, sem demora. Os Ministros da Eucaristia e os Leitores poderão fazer isso com o celebrante.

— Dar grande destaque para a bênção final, por exemplo, com um canto que a anteceda.

Assine nosso canal do Youtube e deixe seu comentário

Folhetos da Missa da Santíssima Trindade 2022 – 12/06/2022 para imprimir:

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós