Reflexão e sugestão para a Solenidade de Nossa Senhora Aparecida 2022 do Ano C

Para o Domingo: 12/10/2022

Solenidade de Nossa Senhora Aparecida 2022 – Ano C

Est 5,lb-2;7,2b-3; Sl 44; Ap 12,1.5.13a.l5-16a; Jo 2,1-11

Nossa Senhora Aparecida 2022

Estamos na alegria da festa, como nas bodas de Caná, como no dia do encontro da imagem, aparecida nas redes dos três benditos pescadores: João Alves, Felipe Pedroso, Domingos Garcia. Hoje unidos, como deve ser o povo da nova Aliança, celebramos jubilosamente a Senhora Aparecida, Mãe e Rainha do povo brasileiro.

Maria de mil nomes é sempre a única Mãe de Cristo. É figura distinta do Evangelho, é protótipo de missionária, de cristã batizada, de criatura plena da vida divina. Ela sempre se dispôs a ouvir o que é de Deus, principalmente sua Palavra. Como uma criança que se lança, sem medo algum, no colo de seus pais, porque confia neles, assim Maria faz: Ela é inteira de Deus, pois Ele ocupa o primeiro lugar em sua vida sempre.

Como serva do Senhor, responde-lhe sim, diz sim à Palavra do Deus da vida. Ela é cheia de Deus, da plena bondade, da maternidade de Deus, ou seja, ela está sempre a gerar o Redentor para o mundo. Ela é, de fato, a senhora do mundo, e tão humilde e serena, tão santa e fiel ao Senhor.

Cada ser humano que se abre para Deus, deixa-o agir em sua vida e se deixa enriquecer de tal nobreza e grandeza será um sinal vivo do Reino, igual a Maria.

Ela é, pois, o modelo essencial para toda a humanidade, para a existência cristã – Quando manifestamos nosso amor, nossa piedade para com Maria, como nossa devoção a Nossa Senhora Aparecida, estamos sim estabelecendo uma relação com Deus. Em Maria, tudo se orienta para Cristo, e é assim que ela deseja que se realize em nós. Jesus é o Senhor, e ela nos ensina a reverenciá-lo de todo o coração. Nossos gestos devocionais, nossos pedidos a Maria, nossa emoção são aceitos por Maria, pois ela mesma compreende o que se passa em nosso coração: o amor a seu Filho Jesus. Portanto devemos sim rezar como Maria rezou, agiu, falou, cumpriu…

Calendário Católico 2023 para imprimir:

Tenha uma infinidade de materiais católicos

Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)

Ajude o Portal Kairós do seu jeito

Nossa Senhora Aparecida 2022A narração das bodas de Caná nos mostra a atitude de Maria como a Mulher do Novo Testamento. Essa passagem vem nos mostrar que as “talhas” de nosso coração não podem mais resistir ao “vinho velho”, pois precisam transbordar do “vinho novo”, a verdade de Cristo, que veio cumprir toda a promessa do Pai. Ele é o esposo, o noivo, e o povo é a esposa, a noiva. Maria vem nos mostrar a relação de amor que há entre Deus e seu povo, que o Pai nos ama e nos chama para a alegria plena da pertença ao Reino.

Ao celebrarmos essa festa de Maria, despertemo-nos para a alegria de vivermos e sermos sinais da presença amorosa de Deus e de seu Reino no mundo.

Sugestões litúrgicas para a Solenidade de Nossa Senhora Aparecida 2022

— Entronizar a imagem de Nossa Senhora no início da celebração. Conforme a igreja, capela ou local da celebração, uma Equipe de Liturgia elabora como fazer essa entronização do modo mais festivo possível.

—Sendo também o Dia da Criança 2022, a Comunidade pode procurar fazer um momento digno com as crianças da Comunidade.

— Tudo o que é feito com amor e dedicação dá certo.

Assine nosso canal do Youtube e deixe seu comentário

Folhetos da Solenidade de Nossa Senhora Aparecida 2022 – Ano C – 12/10/2022 para imprimir:

Liturgia de 2023: (Datas e citações do dia)

Novena de Nossa Senhora 2022 para imprimir:

 

Padre Anísio Tavares, C.Ss.R. / Portal Kairós