República Dominicana: Igreja denuncia tráfico de seres humanos

A Igreja na República Dominicana denuncia o tráfico de seres humanos no país.

Segundo o arcebispo-emérito de Santiago de los Cabarellos, Dom Ramón Benito de la Rosa y Carpio, “enquanto não forem combatidos os grupos mafiosos formados por dominicanos e estrangeiros que tiram proveito das necessidades dos haitianos, o problema da imigração clandestina na República Dominicana continuará”.

O prelado reiterou a necessidade de demolir o sistema criminoso no país caribenho. Para ele, os grupos mafiosos existem e administram o tráfico ilegal de pessoas do Haiti para a República Dominicana.

Esse negócio ilegal movimenta a cada ano milhões de Pesos dominicanos, moeda do país, e os mafiosos conseguem agir sem escrúpulos em várias partes do confim entre a República Dominicana e o Haiti.

A esse propósito o arcebispo lamentou o fato de as grandes nações terem abandonado completamente o Haiti e recordou como a Igreja sempre se mostrou solidária.

Esse apoio foi reiterado durante a última reunião dos bispos dominicanos, onde se decidiu prosseguir com o apoio pastoral aos haitianos.

“Entre a Igreja Católica dominicana e a pastoral haitiana existe uma grande relação e são abordados temas como o respeito e a soberania dos povos. Devemos recordar que a República Dominicana não é como as grandes potências que prometeram e depois desapareceram”, concluiu Dom Carpio.

 

br.radiovaticana.va

Baixe materiais especiais para seu grupo