São Miguel Arcanjo: ofício de combater o inimigo

São Miguel Arcanjo não é um santo, e sim um anjo, e o líder de todos os anjos e do exército de Deus. Isso é o que o título “Arcanjo” significa, que ele está acima de todos os outros em posição.

São Miguel Arcanjo

São Miguel tem quatro responsabilidades ou ofícios principais, como sabemos pelas escrituras e pela tradição cristã:

O primeiro: é combater Satanás.
O segundo: é escoltar os fiéis ao céu na hora da morte.
O terceiro: é ser campeão de todos os cristãos e da própria Igreja.
E a quarta: é chamar os homens da vida na Terra para o julgamento celestial.

Muito pouco se sabe sobre São Miguel, exceto o que sabemos das escrituras, que são esparsas.

Em Daniel, São Miguel Arcanjo é mencionado duas vezes. A primeira vez como alguém que ajudou Daniel, e a segunda vez ele é mencionado com respeito ao fim dos tempos do mundo, quando ele representará os “filhos do teu povo”.

Sua próxima menção vem na Epístola de São Judas, onde se diz que São Miguel guardou os túmulos de Moisés e Eva e lutou com Satanás pelo corpo de Moisés.

A menção final está no Apocalipse, onde São Miguel e seus anjos lutam com o dragão.

Existem outras escrituras onde São Miguel está implícito, mas não é mencionado pelo nome, como o anjo; que defende o portão do Paraíso, que defende contra Balaão e “que derrotou o exército de Senaqueribe*”.
* (em acádio: Sin-ahhe-eriba; lit. “Sim multiplicou os seus irmãos”) foi rei da Assíria que reinou entre 705 a 681 a.C.. Ele é lembrado principalmente por suas campanhas militares contra Babilônia e Judá, além de seus programas de construção – mais notavelmente na capital da Assíria, em Nínive.

Quais são os versículos mais conhecidos da Bíblia?

Hoje, São Miguel Arcanjo é invocado para proteção, especialmente de inimigos letais. Ele também é o patrono de soldados, policiais e médicos.

São Miguel Arcanjo é referenciado no Antigo Testamento e tem sido parte dos ensinamentos cristãos desde os primeiros tempos. Nas escrituras e tradições católicas, ele atua como o defensor da Igreja e principal oponente de Satanás, e ajuda as pessoas na hora da morte.

Uma “Oração a São Miguel” amplamente usada foi posta em uso oficial pelo Papa Leão XIII em 1886 e foi recomendada pelo Papa João Paulo II em 1994. O dia da festa dos arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael é 29 de setembro.

Catequese – São Miguel Arcanjo 2020 para colorir e recortar:

Na Área Especial

Devocionário de São Miguel Arcanjo:

Quaresma de São Miguel Arcanjo 2020 para imprimir:

 

Portal Kairós