São Paulo recebe encontro regional para debater CFE 2016

O evento foi realizado em Indaiatuba, Itaici, reunindo centenas de participantes

São Paulo recebeu, nos dias 23, 24 e 25 de outubro, o Encontro Estadual da Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE). O evento foi realizado em Indaiatuba, Itaici, reunindo centenas de participantes.

sp_cfe2016

A Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016 terá como tema “Casa Comum: nossa responsabilidade” e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,24). Nessa edição, o objetivo geral da CFE será “assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e empenharmo-nos, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum”.

Durante o evento, as reflexões sobre o saneamento básico contidas no texto-base demonstram que esse é um direito humano fundamental e, como todos os outros direitos, requer a união de esforços entre sociedade civil e poder público no planejamento e na prestação de serviços e de cuidados.

De acordo com Antônio Evangelista, um dos participantes, dados da agência Trata Brasil dão conta de que o tratamento do esgoto está diretamente implicado na qualidade de vida da população. “O país, apesar de ser a sétima economia mundial, ocupa a triste posição de número 112, numa lista de 200 países, quando o assunto é tratar a produção de esgoto. A falta na elaboração de projetos, mais do que a falta de dinheiro, é a causa responsável de direcionar cerca de 3.500 piscinas olímpicas de esgoto diariamente em córregos e rios, nas 100 cidades mais ricas do Brasil”, afirmou.

Mais informações sobre a Campanha, clique aqui.