Trump na Arábia Saudita: nasce um Centro contra o terrorismo

Católicos e luteranos: Declaração a Caminho da unidade

Os Estados Unidos e a Arábia Saudita anunciaram neste domingo (21) a criação de uma estrutura regional para lutar contra o financiamento do terrorismo. Este é o resultado da visita do presidente dos EUA, Trump, que em Ryad se reuniu com representantes de cerca de cinquenta países muçulmanos. O Irã responde acusando os EUA de quererem tirar dinheiro da Arábia Saudita.

Trump no Golfo

Seis países do Golfo farão parte do Centro para a partilha de informações sobre o financiamento de grupos como o auto-intitulado Estado Islâmico e a Al Qaeda. É o acordo alcançado entre Washington e Ryad. Uma cooperação histórica que levará estabilidade ao Oriente Médio e debelará o terrorismo islâmico, disse ontem o presidente dos Estados Unidos, em um forte discurso. O que os EUA estão propondo é uma aliança de valores comuns. Sem precedentes o ataque do rei saudita Salman contra o Irã qualificado como o país na liderança do terrorismo no mundo. Imediata a resposta de Teerã. O Ministro das Relações Exteriores Zarif acusa os Estados Unidos de “bombarem” dinheiro da Arábia Saudita.

Papa recebe presidente estadunidense

Depois de Riyadh, Trump visita hoje Israel e depois Cisjordânia. Na quarta-feira se encontrará com o Papa Francisco no Vaticano. O primeiro-ministro israelense disse que com Trump irá falar sobre a paz. “Se as três religiões se unem – disse o presidente dos EUA – a paz é possível em todo o mundo, também entre israelenses e palestinos. A Rádio Vaticano transmite, ao vivo, junto com o Centro Televisio Vaticano, o encontro do Papa como o presidente estadunidense, a partir das 8h15 da manhã, 3h15, hora de Brasília.