Vídeo: Hino da Campanha da Fraternidade 2018 – Vítimas de Violência

Tudo sobre a CF 2018

Campanha da Fraternidade 2018 - Vítimas de ViolênciaVersão especial – Vítimas da violência – do Hino da CF 2018

01 – Violência racial – (negros, índios, migrantes e imigrantes)
02 – Violência contra os jovens
03 – Violência contra mulheres e homens
04 – Violência doméstica
05 – Exploração sexual e tráfico humano
06 – Violência contra os trabalhadores rurais e contra os povos tradicionais
07 – Violência e o narcotráfico
08 – Ineficiência do aparato judicial
09 – Polícia e violência
10 – Violência e direito à informação
11 – Religião e violência
12 – Violência no trânsito

01 – Racial violence – (blacks, Indians, migrants and immigrants)
02 – Violence against young people
03 – Violence against women and men
04 – Domestic violence
05 – Sexual exploitation and human trafficking
06 – Violence against rural workers and against traditional peoples
07 – Violence and drug trafficking
08 – Inefficiency of the judicial apparatus
09 – Police and violence
10 – Violence and the right to information
11 – Religion and violence
12 – Traffic Violence

Materiais que você precisa conhecer sobre a Campanha da Fraternidade 2018

A Igreja nos convida, nesta Quaresma, a refletirmos sobre as diversas formas de violência que enfrentamos no nosso dia a dia e de como combatê-la. Sob o tema “Fraternidade e superação da violência” e o lema “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8) a Campanha da Fraternidade 2018 nos recorda de que fomos criados por Deus, à Sua imagem e semelhança, por Seu amor, e que, por isso, somos chamados a ser agente transformador, colaborando, cada um à seu modo, para um mundo mais fraterno.

Mas, de que maneira podemos agir perante as injustiças, perante a violência? Para responder a esse e a outros questionamentos, é necessária a informação. Por isso, listamos 10 materiais sobre a Campanha da Fraternidade 2018 que todo cristão, leigo, no compromisso com seu ministério na Igreja, precisa conhecer. Confira.

Círculos bíblicos: livro ideal para fazer a reflexão quaresmal, num pequeno grupo de pessoas, baseado no tema da Campanha da Fraternidade 2018. O subsídio é divido em cinco encontros, sendo um para cada semana da Quaresma, tendo como base as Sangradas Escrituras.

Via-Sacra 2018: material elaborado para ser utilizado em comunidade. O momento da Via-Sacra é conduzido por trechos bíblicos que narram a trajetória de Jesus desde a sua condenação por Pilatos até o monte Calvário. Além disso, é enriquecido por textos reflexivos sobre a problemática da violência em suas diversas faces, bem como a maneira como cada cristão deve combatê-la.

Famílias na CF e Via-Sacra: o livreto apresenta cinco encontros oracionais com cânticos, textos bíblicos e perguntas que orientam um debate contemplativo sobre a superação da violência. Foi preparado especificamente para ser meditado e rezado em família.

Jovens na CF: É indicado para os grupos de jovens, com o objetivo de promover o diálogo sobre a superação da violência. O objetivo é chamar o jovem a se comprometer com as questões tratadas na Campanha da Fraternidade 2018.

Texto-Base: Oferece a todos a compreensão, de maneira mais aprofundada do que é uma Campanha da Fraternidade, a quê ela se propõe, as motivações da campanha de 2018, o por quê dessa temática e de que maneira a Igreja é convidada a vivê-la.

Fraternidade Viva: livreto que contém três encontros para promover a reflexão sobre a violência, tema da Campanha da Fraternidade 2018. Esse material foi elaborado a partir de uma parceria entre a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com a Cáritas Brasileira. Os encontros foram estruturados no método ver-julgar-agir.

Encontros Catequéticos para crianças e adolescentes: este material serve de apoio para o catequista a fim de debater assuntos relacionados à Campanha da fraternidade 2018. Esse material quer chamar a atenção dos catequisando sobre o tema da violência e as formas de combatê-la.

Ensino fundamental: Sendo a escola um importante espaço para a discussão de questões sociais, por que não levar para as salas de aula discussões propostas pela Campanha da Fraternidade 2018? Este material, indicado sobretudo para educadores do Ensino Fundamental I e II, de escolas públicas ou privadas, ajudará os professores a conduzir a temática da violência.

Ensino médio: material elaborado para que os professores, de escolas públicas ou privadas, possam abordar o tema da violência bem como as ações de superação desse problema social que precisa ser combatido com veemência.

Kit folhetos quaresmais: são cinco folhetos, um para cada domingo, que contém textos bíblicos e breve reflexão, sob a luz da Palavra de Deus, sobre a temática da Campanha da Fraternidade 2018. Ideal para ser usado num momento de oração/reflexão pessoal.

#superacaodaviolencia #cf2018 #campanhadafraternidade2018

CNBB