2 km de fila para ver relíquias de São Nicolau em Moscou

Moscou (RV) – A chegada na Rússia de uma relíquia de São Nicolau – levada por uma delegação da cidade italiana de Bari, onde é custodiada – provocou um verdadeiro frenesi religioso.

Exposta desde segunda-feira na Catedral de Cristo Salvador, a relíquia de um dos santos mais amados no mundo ortodoxo russo já foi venerada por mais de 50 mil pessoas. Até mesmo Vladimir Putin já esteve na Catedral na tarde de quarta-feira onde beijou as relíquias de São Nicolau. “Somos agradecidos ao Papa e à Santa Sé pela decisão tomada à pedido do Patriarca”, declarou o Presidente, acrescentando que a Rússia dá grande importância ao desenvolvimento das relações entre as duas Igrejas.

Filas

A fila para entrar na Igreja alcança diariamente a 2 km, mas a previsão é que nos próximos dias chegue a cinco. O tempo de espera para tocar e beijar a teca é de ao menos três, ou mesmo quatro horas.

E os fiéis vem de longe, motivados pelas mais diferentes razões. Vladislav, 17 anos, proveniente de Krasnodar, quer venerar as relíquias, pois São Nicolau ajudou ele e sua família quando sua mãe foi roubada, e mais tarde o objeto do furto foi encontrado. Já Faina Yakovlevna, de Kurgan, Sibéria, conta ter encontrado no jardim de sua casa um ícone de bronze de São Nicolau.

Depois de 900 anos

Os restos mortais do Santo falecido em 343 jazem na cidade italiana de Bari, para onde foram levados em 1087, depois de terem sido roubados em Myra, Ásia Menor, atual Turquia.

Como é muito venerado no Oriente, milhares de russos realizam anualmente uma peregrinação ao local.

Papa Francisco

Em fevereiro de 2016, durante o encontro em Cuba, o Patriarca Kirill havia pedido ao Papa Francisco um auxílio para que as relíquias do Santo fossem levada à Rússia por um período.

Assim, pela primeira vez em 900 anos, a relíquia do Santo deixou a capital da Puglia para ir a Moscou, onde permanecerá até 13 de julho, seguindo após à São Petersburgo, para então, em 28 de julho, retornar à Itália.

Em retribuição, o Patriarca Kirill enviou ao Papa Francisco um antigo ícone de São Nicolau.

Especialistas calculam que em Bari estejam 65% do corpo do Santo. Outro 20% estaria em Veneza e o restante espalhado em diversas partes do mundo.

Na Rússia, onde o bispo já era venerado por volta do ano mil, existem mais de 20 relíquias expostas em outras igrejas de Moscou, cuja origem e a autenticidade levantam dúvidas. Esta seria uma das explicações para o grande interesse dos fiéis russos, que formam longa filas.

(JE com informações do Corriere della Sera)

br.radiovaticana.va

Baixe materiais especiais para seu grupo