20 de dezembro – Missa do 4° Domingo do Advento 2020

4° Domingo do Advento 2020

Esta celebração nos motiva a abrir o coração para celebrar a vinda de Jesus no Natal, que se aproxima. Somos inspirados pelo exemplo de obediência e disponibilidade que Maria nos deixou, ao acolher o anúncio de que seria mãe do Salvador. Ela nos ensine a sempre cumprir a vontade de Deus em nossa vida e servir com amor nossos irmãos e irmãs.

A exemplo de Maria, nossa Mãe do céu, queremos acolher Jesus e servir com amor nossos irmãos e irmãs.

DEUS VAI ÀS PERIFERIAS

Por intermédio do anjo Gabriel, Deus se dirige a uma vilazinha insignificante – Nazaré – para dialogar com uma jovem da periferia e convidá-la a ser mãe do seu Filho. É justamente lá na periferia que Deus encontra acolhida generosa, no coração de Maria. Ela é saudada com as palavras do anjo: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”

Surpresa com essa visita inesperada, Maria aos poucos vai compreendendo o que está acontecendo. Suas dúvidas são esclarecidas pelo anjo, que, ao se dirigir a ela, mostra a novidade da ação de Deus – disposto a encarnar-se em nossa história por meio do sim dado por uma jovem simples da periferia.

A novidade não vem de um grande centro nem de uma família de destaque, como normalmente se podia imaginar, mas vem do anúncio feito a uma jovem em Nazaré, aldeia sem importância alguma para quem vive na capital, Jerusalém, e para os que controlam o templo.

O menino que nascer do seio de Maria será chamado pelo nome de Jesus, aquele que salvará a humanidade. Seu reinado não terá fim e não terá nada que ver com a glória e o poder dos grandes e poderosos reis de Israel e do mundo. Será um reinado a serviço da justiça, em favor dos empobrecidos.

Depois do esclarecimento do anjo, Maria declara: “Eis a serva do Senhor, faça-se em mim conforme tua palavra”. Superando dúvidas e incertezas, a jovem de Nazaré adere à proposta do Senhor e se compromete com seus planos. Deus realiza seus grandes projetos quando encontra pessoas generosas e dispostas a colaborar com ele.

O Senhor quer estabelecer morada em nosso coração, em nossas famílias e em nossas comunidades. Para isso, é necessário que lhe abramos as portas, para que entre e faça parte de nossa vida. Deixando-nos transformar pelo seu amor e inebriar pela alegria desejada pelo anjo a Maria, seremos, nós também, portadores e testemunhas do mistério da encarnação.

 

Pe. Nilo Luza, ssp / Portal Kairós