18 de dezembro – Missa do 4° Domingo do Advento 2022

Missa do 4° Domingo do Advento 2022

Aproximando-se o Natal, queremos abrir as portas do coração para acolher Jesus. O Emanuel, Deus conosco, vem ao nosso encontro e de cada pessoa repleto de amor e misericórdia, a fim de nos conceder a salvação. O exemplo de Maria e José nos ensine a acolher a vontade divina com fé, coragem e amor.

Jesus está com você em todos os momentos da vida.

TEMPO DE ACOLHER

O Advento nos prepara para receber a melhor de todas as notícias: o Menino Jesus vem! O Evangelho da liturgia de hoje (Mt 1,18-24) evidencia a família como o ambiente primordial de acolhida do Filho de Deus. Maria e José são expressões concretas desse acolhimento.

Deus vem para o meio de nós. Trata-se de um mistério grande. Tão grande, que enche o mundo de espanto. Não espanto de medo, mas espanto de alegria. A alegria verdadeira, aquela que dá sentido à vida.

Quem vem para o meio de nós é o amor. Deus é amor. Ele, na sua infinita bondade, assume nossa frágil condição. Das alturas se inclina e desce ao chão da vida humana. Em tudo semelhante a nós, menos no pecado.

Menos no pecado, porque o Deus da vida não negocia com o mal. Deus é o Bem! Ele nasce, vem de mansinho bater à porta de nosso coração. Chega como um amigo, suavemente pede licença para entrar em nossa vida. Jamais entra onde não lhe é dada permissão. Ele poderia chegar empurrando portas e janelas. Mas não. Ele pede licença, porque o amor respeita a liberdade, é um presente.

O tempo do Advento ensina que ele vem chegando. Infelizmente, inventou-se um Natal do “comprar”, esquecendo que o Natal de verdade não se compra. O Natal de verdade é um presente.

O mundo tem futuro, porque o amor está nascendo. Ele nasce para dizer “não” aos poderosos que impõem fardos pesados nos ombros dos pobres. Nasce para derrotar todos os esquemas que fadigam homens e mulheres; esquemas que incutem falsas ofertas de felicidade. Nasce para dizer que a vida é maior que a morte.

Ele vence não pela sorte nem pelas armas. Quem nasce tem a vitória pelo poderio do amor. Seu olhar compassivo tem o abraço de ternura e o beijo de mãe. Quem nasce traz em suas mãos o céu, o eterno. Que nosso coração esteja pronto para acolhê-lo.

 

Pe. Antonio Iraildo Alves de Brito, ssp / Portal Kairós