3º dia da Novena de Natal 2020 da Canção Nova

16/12 a 24/12
TV/Rádio/YouTube Canção Nova: 17h30
Redes sociais da CNBB (Facebook e YouTube): 20h
TV Imaculada: 8h / Reprise: 17h30
TV Evangelizar: 2h30
TV Horizonte: 22h30

3º ENCONTRO

Palavra anunciada

Ambientação: local bem arrumado, mesa com toalha, a Bíblia oportunamente colocada, uma vela acesa e um pratinho com sementes em lugar de destaque, como símbolo do encontro de hoje.

Baixe a Novena de Natal 2020 CNBB e Canção Nova em pdf:

01 – Oração Inicial Abertura

D. Aqui estamos, ao redor da Palavra, como filhos e filhas do Pai, irmãos e irmãs em Cristo,
cheios do Espírito Santo, nos preparando para bem celebrar e viver o Mistério do Natal do Senhor. A cruz é o sinal de nossa salvação e de pertença a Jesus. Como Igreja e comunidade de discípulos missionários de Cristo, iniciemos o nosso encontro:

T. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Canto:
– Vem, ó Deus da Vida, vem nos ajudar! (bis) Vem, não demores mais, vem nos libertar! (bis)
– O Senhor Jesus veio nos salvar! (bis)
Com grande alegria, vamos lhe encontrar! (bis)
– No princípio era, Ele nos criou! (bis) Palavra feita carne, assim nos salvou! (bis)
– A sua chegada trouxe a salvação! (bis) A Igreja vive nele sua encarnação! (bis)
(Aqui se faz uma inclinação, enquanto se canta:)

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Santo Espírito! (bis) Glória à Trindade Santa, glória ao Deus bendito! (bis)

(As pessoas se olham entre si ou se saúdam, enquanto se canta:)
– Aleluia, irmãos, venham com fervor! (bis) Neste Advento, a Deus nosso louvor! (bis)

D. Fiéis à escuta da Palavra feita carne, acolhamos a graça de viver o Tempo do Advento, exultando de alegria pela imensa bondade de Deus em nos salvar em Cristo, infundindo em nós a sua luz verdadeira.

T. Senhor Jesus, com os olhos da fé e com o coração repleto de alegria, queremos nos preparar para revivermos o Mistério do vosso Natal evangelizando no Brasil cada vez mais urbano, pelo anúncio da Palavra de Deus, formando discípulos e discípulas de Jesus Cristo, em comunidades eclesiais missionárias, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, cuidando da Casa Comum e testemunhando o Reino de Deus rumo à plenitude.

D. A vossa Mãe, mulher do Advento, nos proteja na missão e interceda junto ao seu Filho amado em favor de nossa comunidade.

T. Ave Maria…

02 – Acolhendo o tema

D. Irmãs e irmãos, a Palavra, que é luz de nossas vidas, deve ser anunciada. Iniciemos o terceiro encontro deste nosso caminho de Advento.

03 –  Contemplação do Símbolo

(Pedir alguns instantes de silêncio para que os participantes contemplem o símbolo em destaque e, em seguida, convidar as pessoas a partilhar brevemente sobre o motivo pelo qual esse símbolo se sintoniza com o tema do encontro.)

04 – Leitura da Palavra

D. Queremos, neste Natal, que a Palavra de Deus renasça em nós, em nossas famílias, em nossa comunidade. Que, nesta Novena, possamos ser como aquele escriba que, abrindo o seu baú, descobriu coisas novas e velhas. Ouçamos a narrativa do anúncio do anjo:
Canto de acolhida (à escolha)
Proclamação da Palavra – Lucas 1,26-38
(Proclamar diretamente da Bíblia. Fazer um tempo de silêncio suficiente para que cada participante leia e releia o texto em sua Bíblia, no mínimo quatro vezes, sem pressa.)

05 – Meditação da Palavra

1. Maria recebeu o anúncio do anjo e gerou ao mundo o Filho de Deus. E nós, neste Advento, estamos abertos com os ouvidos e com a vida à Palavra do Senhor?
Palavra da Igreja – Palavra e Iniciação Cristã:
“No caminho da experiência de fé, é Deus quem toma a iniciativa de comunicar seu desígnio salvífico de amor, cabendo ao ser humano, acolher e responder ao dom de Deus. A resposta implica conversão de vida, configuração a Cristo que, necessariamente, torna o discípulo missionário. Todo esse processo de iniciação à vida cristã supõe um encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo, proporcionado de forma privilegiada pela celebração da Palavra de Deus e pela leitura orante (VD, n. 65)” (DGAE, n. 88).
2. Anunciar a Palavra é missão de toda pessoa que já a acolheu. Em nossa comunidade, delegamos essa responsabilidade apenas aos catequistas ou a assumimos de forma conjunta?

06 – Fato da vida

Era sempre assim: quando terminava o encontro de catequese, no final de tarde da sexta-feira, os pequenos já saíam em missão. Que coisa linda ver todos aqueles meninos e meninas visitando as famílias da comunidade em duplas! Os catequistas, jovem casal com sua criança de 5 anos, davam as orientações necessárias e os acompanhavam: a breve visita era para falar às pessoas o quanto somos amados por Deus e para, gentilmente, perguntar se elas já tinham percebido esse amor. E quantos belos testemunhos eram dados! Aos poucos, aquelas crianças iam modelando em si o bonito hábito da escuta. A experiência missionária era partilhada no encontro seguinte e,

então, os catequistas mobilizavam a comunidade para continuar o trabalho, dando atenção aos casos especiais. Dessa forma, aqueles pequenos missionários fizeram com que a comunidade pudesse ajudar famílias que estavam sofrendo por falta de paz e de pão.

Breve partilha sobre o que o testemunho desse casal e de seus pequenos alunos despertou em nós.
Canto (à escolha)

07 – Rezar com a Palavra

D. Cada um transforma em prece o que mais chamou sua atenção nas reflexões do encontro. Após cada prece, todos respondem:
T. Jesus, Palavra Anunciada, por vosso Natal, ouvi a nossa prece!
(No fim das preces, recitar juntos os versículos 43 a 48 do Salmo 119[118].)
8. Vivendo a Palavra
D. Cada um procure colaborar com a comunidade no processo de iniciação à vida cristã ou nos grupos de visitação missionária.

09 – Oração final

D. Com gratidão louvemos a Deus pelas bênçãos deste nosso encontro feliz e fraterno:
T. Senhor Jesus, o nosso coração exulta de alegria porque sempre vemos brilhar nos nossos dias as maravilhas da salvação presentes na trama dos acontecimentos de nossa história. Admiramo-nos com a fidelidade invencível do Pai, que nos amou tanto, que nos enviou a vós, Verbo Encarnado, cheio do Espírito, para nos salvar eternamente, pelo Mistério de vossa morte e Ressurreição. Pela esperança fomos salvos. Por isso, fazei que vossa Igreja, lar dos cristãos, viva na certeza de que habitará na tenda divina, casa da Trindade, em uma Aliança eterna e definitiva com Deus. Amém.
(Se for oportuno, pode-se fazer outras orações de bênçãos ou algum outro gesto espontâneo.) (Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai.)
(Canto final.)

 

CNBB / Portal Kairós