2º dia da Novena de Natal 2020 da Canção Nova

16/12 a 24/12
TV/Rádio/YouTube Canção Nova: 17h30
Redes sociais da CNBB (Facebook e YouTube): 20h
TV Imaculada: 8h / Reprise: 17h30
TV Evangelizar: 2h30
TV Horizonte: 22h30

2º ENCONTRO

Palavra, luz da vida

Ambientação: local bem arrumado, mesa com toalha, a Bíblia oportunamente colocada e uma vela acesa em lugar de destaque, como símbolo do encontro de hoje.

25 de dezembro – Solenidade do Natal do Senhor 2020 (Missa da Aurora 2020)

Baixe a Novena de Natal 2020 CNBB e Canção Nova em pdf:

01 – Oração Inicial Abertura

D. Aqui estamos, ao redor da Palavra, como filhos e filhas do Pai, irmãos e irmãs em Cristo, cheios do Espírito Santo, nos preparando para bem celebrar e viver o Mistério do Natal do Senhor. A cruz é o sinal de nossa salvação e de pertença a Jesus. Como Igreja e comunidade de discípulos missionários de Cristo, iniciemos o nosso encontro:

T. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Canto:
– Vem, ó Deus da Vida, vem nos ajudar! (bis) Vem, não demores mais, vem nos libertar! (bis)
– O Senhor Jesus veio nos salvar! (bis)
Com grande alegria, vamos lhe encontrar! (bis)
– No princípio era, Ele nos criou! (bis) Palavra feita carne, assim nos salvou! (bis)
– A sua chegada trouxe a salvação! (bis) A Igreja vive nele sua encarnação! (bis)

(Aqui se faz uma inclinação, enquanto se canta:)
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Santo Espírito! (bis) Glória à Trindade Santa, glória ao Deus bendito! (bis)

(As pessoas se olham entre si ou se saúdam, enquanto se canta:)
– Aleluia, irmãos, venham com fervor! (bis) Neste Advento, a Deus nosso louvor! (bis)

D. Fiéis à escuta da Palavra feita carne, acolhamos a graça de viver o Tempo do Advento, exultando de alegria pela imensa bondade de Deus em nos salvar em Cristo, infundindo em nós a sua luz verdadeira.

T. Senhor Jesus, com os olhos da fé e com o coração repleto de alegria, queremos nos preparar para revivermos o Mistério do vosso Natal evangelizando no Brasil cada vez mais urbano, pelo anúncio da Palavra de Deus, formando discípulos e discípulas de Jesus Cristo, em comunidades eclesiais missionárias, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, cuidando da Casa Comum e testemunhando o Reino de Deus rumo à plenitude.

D. A vossa Mãe, mulher do Advento, nos proteja na missão e interceda junto ao seu Filho amado
em favor de nossa comunidade.

T. Ave Maria…

02 – Acolhendo o tema

D. Irmãs e irmãos, a Palavra Prometida é luz da vida. Iniciemos o nosso segundo encontro de preparação à celebração do Mistério do Santo Natal.

03 – Contemplação do Símbolo

(Pedir alguns instantes de silêncio para que os participantes contemplem o símbolo em destaque e, em seguida, convidar as pessoas a partilhar brevemente sobre o motivo pelo qual esse símbolo se sintoniza com o tema do encontro.)

04 – Leitura da Palavra

D. Procurando neste Advento nos configurar sempre mais a Jesus, Palavra Viva do Pai, ouçamos o prólogo de João:
Canto de acolhida

Proclamação da Palavra – João 1,1-13

(Proclamar diretamente da Bíblia. Fazer um tempo de silêncio suficiente para que cada participante leia e releia o texto em sua Bíblia, no mínimo quatro vezes, sem pressa.)

05 – Meditação da Palavra

1. Por que o Natal é celebrado como sendo uma festa luminosa? Qual é a ligação dessa prática ao tema do nosso encontro de hoje e ao texto proclamado?
Palavra da Igreja – Iluminados pela Palavra:
“Os Atos dos Apóstolos relatam que a comunidade cristã se concentrava nas casas como o seu lugar característico de reunião, ajuda mútua e fortalecimento da vivência missionária. Nelas, os cristãos juntos ouviam a Palavra e, por esta iluminados, procuravam discernir a experiência da vida em Deus, conscientes de que a fé provém da escuta (Rm 10,17)” (DGAE, n. 88).
2. Em nossas casas, temos o costume de ler juntos a Palavra e deixar que ela ilumine a nossa vida, como faziam os primeiros cristãos?

06 – Fato da vida

Joaquim estava confuso. Eram notícias desencontradas. Versões contraditórias. Ele já não sabia o que pensar. Não era nada fácil. O mundo parecia estar de cabeça para baixo. Aulas suspensas, família em casa, os pais já não saíam para trabalhar. A mãe era funcionária pública e continuou recebendo seu salário, mas seu pai era vendedor e ficou sem trabalho e sem dinheiro. Os irmãos menores também ficavam em casa o dia inteiro. Joaquim sequer conseguia estudar as matérias escolares e ficava sempre colado à TV e às redes sociais. Quanta tristeza, meu Deus! Tudo o que ele precisava, naquele momento tão difícil, era de uma palavra que apontasse para uma esperança, uma palavra de vida. Certo dia, em um sábado pela manhã, recebeu uma mensagem diferente. Haveria uma celebração a ser feita em família. Uma colega de escola que participava da catequese na paróquia tinha recebido a informação por parte de sua catequista e resolveu repassá-la aos colegas. Ao conectar-se à rede, Joaquim encontrou o que procurava. No domingo, ele e sua família rezaram juntos pela primeira vez.

Partilhe com os outros se já experimentou uma ocasião em que a Palavra de Deus foi luz que lhe mostrou um novo rumo em sua vida.
Canto (à escolha)

07 – Rezar com a Palavra

D. Cada um transforma em prece o que mais chamou sua atenção nas reflexões do encontro. Após cada prece, todos respondem:
T. Jesus, Palavra que é luz de nossas vidas, por vosso Natal, ouvi a nossa prece! (No fim das preces, recitar juntos os versículos 105 a 112 do Salmo 119[118].)

08 – Vivendo a Palavra

3. Rever os momentos de encontro, devoções e reuniões da comunidade para iluminá-los com a leitura bíblica.

09 –  Oração final

D. Com gratidão louvemos a Deus pelas bênçãos deste nosso encontro feliz e fraterno:

T. Senhor Jesus, o nosso coração exulta de alegria porque sempre vemos brilhar nos nossos dias as maravilhas da salvação presentes na trama dos acontecimentos de nossa história. Admiramo-nos com a fidelidade invencível do Pai, que nos amou tanto, que nos enviou a vós, Verbo Encarnado, cheio do Espírito, para nos salvar eternamente, pelo Mistério de vossa morte e Ressurreição. Pela esperança fomos salvos. Por isso, fazei que vossa Igreja, lar dos cristãos, viva na certeza de que habitará na tenda divina, casa da Trindade, em uma Aliança eterna e definitiva com Deus. Amém.

(Se for oportuno, pode-se fazer outras orações de bênçãos ou algum outro gesto espontâneo.) (Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai.)
(Canto final.)

 

CNBB / Portal Kairós