3º dia da Novena de Pentecostes 2022

26/05/2022 – 19h na TV Aparecida
3º dia da Novena de Pentecostes 2022
O Fruto da Paz

3º dia da Novena de Pentecostes 2022

Canto inicial

01 – INTRODUÇÃO

— Que Deus também nos confirme como anunciadores de seu Reino, em Jesus Cristo, depositando em nosso coração o penhor do Espírito Santo. Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
— Que sejamos construtores da Paz, Senhor Deus!
— Marcai-nos com vosso selo e enviai sobre nós o Espírito Santo. Amém.

02 – MOMENTO DA LUZ

— A luz do Divino Espírito Santo ilumina nossos caminhos para sermos verdadeiros arautos da paz em um mundo onde reinam o ódio e a discórdia.
— Afastai de nós, Senhor, com vosso poder criador, todas as situações de guerra e destruição, pois é de paz que vós viestes falar. Amém.

(Acende-se a terceira vela, enquanto se canta:)

1. Ao sujo, lavai. Ao seco, regai. Curai o doente. Dobrai o que é duro, guiai no escuro, o frio aquecei!
2. Enchei, luz bendita, chama que crepita o íntimo de nós. Sem a luz que acode, nada o homem pode, nenhum bem há nele! Amém. Amém.

03 – O ESPÍRITO ILUMINA NOSSA MENTE

— Quantas vezes sentimos medo e apreensão de pregar a Palavra de Deus aos povos!
Precisamos de vossa força, Senhor!
— Inspirai nossas palavras para que sejam bálsamo que conforta as dores de uma sociedade marcada pela violência e pela dor.
— O Espírito Santo é dispensador da paz, tão necessária para o bem-estar de todas as nações.
— Divino Espírito da paz, despertai a coragem de homens e mulheres para a luta diária contra as estruturas sociais da perversidade e da crueldade. Amém.

Acompanhe a Novena de Pentecostes 2022

04 – FALOU PELOS PROFETAS

(Música para aclamar a Palavra)

Leitura Bíblica (Jo 20,19-23)

Na tarde desse mesmo dia, que era o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos estavam reunidos, entrou Jesus, colocou-se no meio e disse-lhes: “A paz esteja convosco!” Dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e o peito. Os discípulos ficaram cheios de alegria ao verem o Senhor. De novo lhes disse: “A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. Depois dessas palavras, soprou sobre eles e disse-lhes: “Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados serão perdoados; àqueles a quem os retiverdes serão retidos”.

— Palavra da Salvação.— Glória a vós, Senhor.

(Reflexão)

05 – ATUALIZANDO A MENSAGEM DO 3º DIA DA NOVENA DE PENTECOSTES 2022

— Muitas vezes em nossa vida, experienciamos a mesma sensação de derrota e desalento dos apóstolos diante da morte de Jesus na cruz, tornando nosso coração angustiado.
— Divino Espírito Santo, acalmai nossa vida interior com a paz do Ressuscitado.
— Quantas vezes não ficamos tristes e sem perspectivas de futuro! Quantas vezes fomos subjugados pela força das tragédias e das frustrações!
— Assim como os apóstolos, possamos sempre nos alegrar na presença do Ressuscitado, que sopra sobre nós o Espírito de amor e afasta todo o medo.
— Que a paz, esse fruto riquíssimo do Espírito, seja nossa inspiração para construir o Reino de Deus. Como ensinam as Bem-Aventuranças, todos os construtores da paz serão chamados filhos de Deus.
— Que o Espírito Santo, soprado por Jesus sobre nós, possa nos guiar nos caminhos da paz. Amém.

06 – LADAINHA DO ESPÍRITO SANTO

Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração:
E abrasai-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração:
E transformai-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração:
E ungi-nos!
Vinde, Santo Espírito!

07 – PRECES DOS FIÉIS DO 3º DIA DA NOVENA DE PENTECOSTES 2022

— Quando estamos em paz com nós mesmos e com os outros, sentimos uma alegria tão grande no coração, pois podemos experimentar de verdade a presença do Espírito em nossa casa interior. Elevemos a Deus nossas preces:
— Senhor, dai-nos vossa paz!1. “Sabemos que o Reino de Deus não é questão de comida nem de bebida, mas é justiça, paz e alegria no Espírito Santo.” Concedei-nos, Senhor, a vontade de propagar esse Reino de Amor inaugurado por vosso Filho para onde formos enviados. Rezemos:

2. Nosso Credo ensina-nos que a Igreja é una, pois tem um só Senhor, professa uma só fé, nasce de um só Batismo e forma um só Corpo, vivificado por um só Espírito. Que nos dediquemos arduamente para que ela concretize sua esperança: a de que todas as divisões sejam superadas e caminhemos juntos na sinodalidade. Rezemos:
3. A paz só o amor é que nos traz. Busquemos constantemente a força para o perdão e a harmonia, a fim de plantarmos sementes de uma sociedade mais justa e fraterna. Rezemos:
4. Que o ser humano cesse todas as guerras e a opressão avassaladora especialmente sobre os inocentes e indefesos. Enviai vosso Espírito, Senhor, para que toda a face da terra seja renovada. Rezemos:

(Prece feita pela família dos devotos)

— Acolhei em vosso coração misericordioso de Pai nossas humildes preces, dando-nos um coração semelhante ao de vosso Filho, ungido pelo Espírito Santo.
— Amém.

08 – GESTO CONCRETO

— Na Igreja das origens, com a pregação da Boa Nova, o número de convertidos aumentava todos os dias e eram muitas as pessoas que abandonavam a antiga forma de viver para abraçar a beleza e a novidade da Mensagem. Mesmo na perseguição e no sofrimento, os cristãos permaneciam unidos e confiantes. Arrependiam-se de seus pecados e reconciliavam-se.
Assim como eles, vamos nós também fazer esse gesto concreto de amor, que só é possível pela força do Espírito. Vamos nos reconciliar, pedir perdão, abandonar as mágoas, começar uma vida nova no Espírito. Ligue para alguém, abrace ou converse com alguém. Que o espírito Santo nos guie nessa Missão.
Neste momento, oferte seus dons e sua vida ao Pai de Misericórdia.

Música para as ofertas

09 – MOMENTO COM MARIA DO 3º DIA DA NOVENA DE PENTECOSTES 2022

— Rainha da Paz, recorremos a vós em nossas aflições porque sabemos que vosso Filho vos escuta em todos os momentos.
— Ó Maria Santíssima, não desprezeis um coração atribulado que clama vosso socorro!
— A Mãe de Deus é lembrada por todas as gerações porque disse o “Sim” para o projeto de amor do Pai para com a humanidade.
— Maria, Bendita Maria, ensinai-nos a dizer sim à Missão para qual Deus nos chama, a fim de trabalharmos por seu Reino já aqui na terra. Amém.
Ave, Maria, cheia de graça…

10 – ORAÇÃO PELO SÍNODO

— Rezemos juntos a oração ao Divino Espírito Santo para que oriente e abençoe a caminhada sinodal de nossa Igreja:
— Eis-nos aqui, diante de vós, Espírito Santo! Eis-nos aqui, reunidos em vosso nome!
— Só a vós temos por Guia: vinde a nós, ficai conosco e dignai-vos habitar em nosso coração.
Ensinai-nos o rumo a seguir e como caminharmos juntos até a meta.
— Nós somos débeis e pecadores: não permitais que sejamos causadores da desordem;
que a ignorância não nos desvie do caminho, nem as simpatias humanas ou o preconceito nos tornem parciais.
— Que sejamos um em vós, caminhando juntos para a vida eterna, sem jamais nos afastarmos da verdade e da justiça.
— Nós vos pedimos, vós que agis sempre em toda a parte, em comunhão com o Pai e o Filho, pelos séculos dos séculos. Amém.

11 – BÊNÇÃO FINAL

— Deus todo-poderoso, que nos reuniu neste dia, mantenha-nos irrepreensíveis em seus caminhos.
— Amém.
— Que continuemos na paz de Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
— Ide em paz e permanecei sempre nela!
— Demos graças a Deus!

Canto final

 

A12 / Portal Kairós