4º dia da Novena de Pentecostes 2022

27/05/2022 – 19h na TV Aparecida
4º dia da Novena de Pentecostes 2022
Os Frutos da Paciência e da Longanimidade

4º dia da Novena de Pentecostes 2022

Canto inicial

01 – INTRODUÇÃO

— Nós nos reunimos imersos no mistério da Trindade, que é Pai, Filho e Espírito Santo.
Amém.
— Que vivamos de maneira digna a vocação à qual fomos chamados, “suportando-nos uns aos outros com toda a humildade, mansidão e paciência”.
— Senhor, nós queremos conservar a unidade do Espírito por meio da paz que nos une.
Amém.

02 – MOMENTO DA LUZ

— O Espírito Santo derrama sobre nós a paciência, para suportarmos as adversidades, e a longanimidade, para jamais desistirmos de esperar as bênçãos celestes.
— Senhor, com vossa luz, “auxiliai-nos a viver em paz entre nós, repreender os desordeiros, encorajar os tímidos, sustentar os fracos e ter paciência com todos”.
Amém.

(Acende-se a quarta vela, enquanto se canta:)

1. Enchei, luz bendita, chama que crepita o íntimo de nós. Sem a luz, que acode, nada o homem pode, nenhum bem há nele!
2. Dai a vossa igreja, que espera e deseja, vossos sete dons. Dai, em prêmio, ao forte uma santa morte, alegria eterna. Amém. Amém.

03 – O ESPÍRITO ILUMINA NOSSA MENTE

— Proveniente do dom da Fortaleza, a paciência ilumina nossa mente para encontrar respostas aos diversos desafios que nos surpreendem durante a vida.
— Espírito de Deus, nada podemos sem vossa luz, que nos socorre. Fortalecei nossa vontade diante das tentações do mundo.
— A Fortaleza também gera a longanimidade, que é responsável por nossa perseverança e confiança em Deus, mesmo que a espera por uma graça ou por um milagre estenda-se demoradamente até o ponto de o desânimo bater à porta de nosso coração.
— Divino Espírito Santo, enriquecei-nos com o fruto da longanimidade para que esperemos vosso socorro sem murmúrios, com confiança inabalável. Amém.

Acompanhe a Novena de Pentecostes 2022

Tenha uma infinidade de materiais católicos

Assine nosso Canal no Youtube

Ajude o Portal Kairós do seu jeito

04 – FALOU PELOS PROFETAS

(Música para aclamar a Palavra)

Leitura Bíblica (Jo 14,16-19.25-26)

“Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Paráclito para ficar sempre convosco. É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece. Mas vós o conheceis, porque ele mora convosco e estará em vós. Não vos deixarei órfãos: voltarei para vós. Ainda um pouco e o mundo não me verá mais; vós, porém, me vereis, porque eu vivo e também vós vivereis…
Eu vos disse estas coisas estando convosco. Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, ele vos ensinará todas as coisas e vos recordará tudo o que eu vos disse”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

(Reflexão)

05 – ATUALIZANDO A MENSAGEM DO 4º DIA DA NOVENA DE PENTECOSTES 2022

— A promessa de Jesus, feita aos apóstolos, era o combustível que animou aqueles homens nos momentos mais difíceis. Diante das perseguições, a lembrança das doces palavras do Mestre acalmava os corações aflitos daqueles seguidores.
— Senhor, que tenhamos capacidade para compreender e acolher o Espírito da Verdade, que vós nos enviais para ficar conosco até o fim de nossa vida.
— Jesus é sincero com os apóstolos a respeito das provações que virão por causa do Evangelho, mas também assegura que estará com eles todos os dias, na presença do Consolador.
— Que o Paráclito, enviado pelo Pai, em nome do Filho, ensine-nos e recorde-nos todos os ensinamentos do Evangelho de Jesus.

06 – LADAINHA DO ESPÍRITO SANTO

Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração:
E iluminai-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração:
E dirigi-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração:
Purificai-nos!
Vinde, Santo Espírito!

07 – PRECES DOS FIÉIS DO 4º DIA DA NOVENA DE PENTECOSTES 2022

— Pelo privilégio de usufruirmos dos frutos da paciência e da longanimidade, peçamos a Deus as graças necessárias para uma vida santa, rezando:
— Senhor, que eu espere sempre em vós!1. Para que a Igreja seja uma porta santa, acolhendo todas as pessoas desesperançadas e desacreditadas da vida, tornando-se sinal de salvação e libertação a elas e jamais deixando de ouvir suas necessidades, como nos ensina o Sínodo dos Bispos, rezemos:

2. Para que possamos sentir compaixão diante de tantas realidades de sofrimento, estendendo nossas mãos aos enfermos, aos pobres e aos perseguidos, rezemos:
3. Para que tenhamos resignação ante os acontecimentos que não estejam sob nosso controle, colocando toda a nossa confiança no socorro divino, rezemos:
4. Para que sejamos caridosos e partilhemos os bens que nos são dados com fartura, especialmente ajudando a colocar o pão em todas as mesas, rezemos:

(Prece feita pela família dos devotos)

— Acolhei em vosso coração misericordioso de Pai nossas humildes preces, dando-nos um coração semelhante ao de vosso Filho, ungido pelo Espírito Santo.
— Amém.

08 – GESTO CONCRETO

Sim, o Senhor Jesus prometeu nos enviar o Espírito Santo, o Paráclito, para ser nosso advogado e consolador.
São tantas as pessoas que ainda sofrem à espera de um milagre: a mulher que ainda não engravidou, o enfermo que acredita na cura, o pobre que sonha com sua casinha própria, o desempregado que deseja muito trabalhar, o rejeitado que anseia por ser acolhido novamente.
Neste dia, somos convidados a presentear uma mulher grávida (ou que já deu à luz um filho recentemente) com produtos úteis àquela mãe e àquele bebê. Ajude no enxoval com fraldas, mamadeira, roupinhas, leite especial, limpeza na casa daquela família. A gravidez é o símbolo da paciência e da longanimidade, pois é uma espera de muita confiança. Neste momento, oferte seus dons e sua vida ao Pai de Misericórdia.

Música para as ofertas

09 – MOMENTO COM MARIA DO 4º DIA DA NOVENA DE PENTECOSTES 2022

— O povo canta à Mãe de Deus, chamando-a de Virgem Mãe tão poderosa. Ela tem poder para interceder por nossas necessidades junto de seu Filho Jesus Cristo.— Ó Mãe querida e tão terna, rogai a vosso Filho que nos envie o Espírito de Amor, para nos dar paciência diante das tragédias que cruzam nosso caminho.
— Vosso Filho disse-nos que não nos deixaria órfãos, pois além de nos dar a vós como Mãe, também disse que voltaria para nós.
— Senhora, nossa Mãe Santíssima, obrigado por vossa presença no meio de nós, pois, por vossos exemplos, reforçamos nossa confiança em Deus Pai. Amém.
Ave, Maria, cheia de graça…

10 – ORAÇÃO PELO SÍNODO

— Rezemos juntos a oração ao Divino Espírito Santo para que oriente e abençoe a caminhada sinodal de nossa Igreja:
— Eis-nos aqui, diante de vós, Espírito Santo! Eis-nos aqui, reunidos em vosso nome!
— Só a vós temos por Guia: vinde a nós, ficai conosco e dignai-vos habitar em nosso coração.
Ensinai-nos o rumo a seguir e como caminharmos juntos até a meta.
— Nós somos débeis e pecadores: não permitais que sejamos causadores da desordem;
que a ignorância não nos desvie do caminho, nem as simpatias humanas ou o preconceito nos tornem parciais.
— Que sejamos um em vós, caminhando juntos para a vida eterna, sem jamais nos afastarmos da verdade e da justiça.
— Nós vos pedimos, vós que agis sempre em toda a parte, em comunhão com o Pai e o Filho, pelos séculos dos séculos. Amém.

11 – BÊNÇÃO FINAL

— Irmãos e irmãs, que a Trindade nos abençoe sempre: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
— Sabemos que o Senhor não tarda cumprir sua promessa, pois usa de paciência conosco,
— pois nosso Deus não quer que ninguém pereça, mas que todos se convertam. Glória a Deus! Amém!

Canto final

 

A12 / Portal Kairós