5º dia da Novena de Natal 2023 do Santuário de Aparecida

PELA TV APARECIDA
Novena de Natal 2023
Dias 12, 13, 14, 15, 18, 19, 20, 21 e 22/12/2023

Horário da Novena de Natal na TV Aparecida

Das 19h00 às 19h30 – Basílica Histórica – Transmissão ao vivo

5º dia da Novena de Natal 2023

No Menino de Belém, Deus nos atrai para o amor

(Santo Afonso de Ligório)

5º dia da Novena de Natal 2023

Santo Afonso Maria de Ligório nasceu em Marianella, Itália, no dia 27 de setembro de 1696. Filho de família nobre, tornou-se sacerdote, para cuidar dos pobres abandonados, e fundou a Congregação dos Missionários Redentoristas. Morreu em Pagani, no dia 1 de agosto de 1787. Muito nos disse sobre o Menino Jesus, o Verbo encarnado. Compreendeu que, no Menino de Belém, Deus nos atrai para o caminho do amor. Nossa sensibilidade, diante a fragilidade do Menino Jesus, deve fazer-nos sensíveis aos sofrimentos humanos, sobretudo aos dos mais fracos. Não se reconcilia ou se constrói a paz com violência ou imposições, mas com o amor. Quem ama respeita e valoriza a vida de todos, porque, no amor, na justiça e misericórdia, manifesta em toda a sua plenitude o mistério da redenção.

01 – REUNIDOS NO SENHOR

Antífona: De tal modo Deus me amou, de tal modo Deus me ama, de tal modo eu também quero amar! Cristo é o Verbo eterno do Pai, pleno de amor! Amém!

— Guiados pela estrela, nós nos aproximamos de Belém e contemplamos, no silêncio de uma gruta, uma criança tenra e tão cheia de brandura, de ternura, de bondade e amor. Iniciemos com mais fervor nosso encontro com o Senhor.
— Em nome do Pai † e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

— Deus nos atrai em seu amor, e o amor faz bem, gera a paz, a alegria e concórdia. Afasta para longe a discórdia e divisão. Se aprendemos do amor, saberemos que Ele é Jesus, amor feito Homem, encarnado e está entre nós.
— Alegrem-se todos! Homens e mulheres se rejubilam, ao saberem que em Belém nasceu o Amor que não terá fim. Amém.

(Cantado) Entoai ação de graças e cantai um canto novo! Aclamai ao Deus- Senhor; aclamai-o com fé e amor!

02 – AO SENHOR LOUVOR E GRATIDÃO

— Jesus, vós descestes das estrelas e viestes à fria e gelada gruta. Ó meu Divino Menino, eu vos vejo aqui tremer! Ó quanto custou haver-me amado, pois para vós, que fostes com o Pai o Criador do mundo, faltou roupa e calor, ó meu Senhor.
— Sois meu eleito, sois meu Amor! Ó Senhor, Divino Menino do presépio, da gruta de Belém, a vós louvor e gratidão.
— Eu vos vejo, ó meu Jesus, deitado sobre a palha na manjedoura, e essa pobreza me encanta, apaixona-me, pois deixastes as delícias eternas para fazer- vos pobre e nos enriquecer com vosso amor.
— Sois meu eleito, sois meu Amor! Ó Senhor, Divino Menino do presépio, da gruta de Belém, a vós louvor e gratidão.
— Ó Divino Menino, nascido de Maria e amparado por José, sois meu Amado! Vosso Coração não dorme porque vigia a todo momento e não se cansa de amar. Ó bendito presépio, de pobre me fez rico, tão rico de amor e compaixão.
— Sois meu eleito, sois meu Amor! Ó Senhor, Divino Menino do presépio, da gruta de Belém, a vós louvor e gratidão. Amém.

Novena de Natal de Aparecida 2023:

Cartaz da Novena de Natal 2023 de Aparecida:

Tenha uma infinidade de materiais católicos

Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)

Ajude o Portal Kairós do seu jeito

5º dia da Novena de Natal 2023
03 – OUVIR O SENHOR

— O amor vem silenciosamente, tão silenciosamente como a aurora rompe a noite e traz o dia, sem alarde, sem apoteose, sem holofotes e distinção. O amor vem do mais profundo do Senhor, pois outro desejo não tem senão nossa salvação.
— Bendito seja o amor do Senhor, que me traz a paz, a vida e a redenção. Amém.

(Canta-se um cântico à Palavra, antes de sua proclamação)

— Anúncio da Palavra
— Mandamento novo — Jo 13,34-35

Disse Jesus: 34 “Eu vos dou um novo mandamento: que vos ameis uns aos outros. Assim como eu vos amei, amai-vos uns aos outros. 35Nisto todos reconhecerão que sois meus discípulos: se vos amais uns aos outros”.

(Após a meditação feita pelo Dirigente da Celebração, faz-se um instante de silêncio; canta-se um refrão meditativo)

04 – CONTEMPLANDO A PALAVRA

— Nasceu-nos um Menino, tão frágil e pequenino, em um presépio sem holofotes, carregado das finas iguarias do amor sem-fim: meu Jesus, meu tudo, minha vida e salvação.
— Sejam benditos o presépio, a gruta, Belém, Maria e José, que fizeram o amor eterno acontecer no meio de nós.
— Nasceu-nos um Menino na gruta de Belém, sem alarde, no silêncio da noite, para, na manhã do dia seguinte, inundar vales, planaltos, planícies, astros, planetas e cada coração humano de seu amor sem-fim. Quem pode rejeitar o amor oferecido de modo gratuito que exige apenas amar?
— Sejam benditos o presépio, a gruta, Belém, Maria e José, que fizeram o amor eterno acontecer no meio de nós. Amém.

(A Comunidade poderá fazer suas Preces, observando a realidade que a cerca. Feitas as Preces, reza-se a Oração de Jesus: Pai nosso…)

05 – ELE ESTÁ CHEGANDO (LADAINHA DO ADVENTO)

— Ó Senhor! Aleluia! Vem, Messias! Maranatha!
— Ó Justiça! Aleluia! Mora entre nós! Maranatha!
— Misericórdia! Aleluia! Vive entre nós! Maranatha!
— Nossa força! Aleluia! Dentro de nós! Maranatha!
— Liberdade! Aleluia! Salva teu povo! Maranatha!
— Nossa cura! Aleluia! Tira a dor! Maranatha!
— Ó conforto! Aleluia! Dá esperança! Maranatha!
— Nossa alegria! Aleluia! Preenche-nos! Maranatha!

06 – VÃO E ANUNCIEM!(BÊNÇÃO E ENVIO)

— Tudo é graça divina sobre nós. Estarmos juntos, celebrando nossa vida e nos preparando para o Natal do Senhor, é sinal de que estamos vivendo no amor do Senhor por nós. É Ele quem nos conduz.
— Bendito seja o Senhor, nosso Deus, que veio a nosso encontro com seu amor sem-fim.
— Como a chuva fecunda a terra e faz brotar a semente, vossa bênção, Senhor, faça-nos recobrar a força da esperança e da paz. Dai-nos vossa bênção:
— Em nome do Pai † e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
— O Senhor esteja a seu lado, em seu coração, em sua existência. Que a luz de cada manhã dissipe as trevas da amargura e faça brilhar sua face resplandecente de alegria. Que a noite lhe traga o descanso, e a aurora, a força da esperança.
— Vão, e que o Senhor os acompanhe.
— Demos graças a Deus. Amém.

PARA MEDITAR SOBRE O TEMA DA NOVENA DE HOJE…

— É a pedagogia do presépio. Na extrema pobreza, que reflete a contingência humana, Jesus não se impõe ao ser humano com violência. Fazendo-se amável, incentiva cada pessoa a, na liberdade, escolher amar e, em decorrência disso, abandonar o pecado e criar novas atitudes. Quem ama está em Deus, tem a vida de Deus em si e se converte a uma nova criatura, ao estilo de Jesus em sua humanidade.
Na realidade mundial, em que os grupos se radicalizam, reivindicando o monopólio da verdade e querendo impor suas ideias pela força, o Natal vem com uma mensagem de amor e de reconciliação. O olhar de Deus se volta para nossa fragilidade. É convite para que desconfiemos de nossas verdades absolutas para nos dispor a escutar mais as pessoas em suas carências e necessidades (Santo Afonso de Ligório).

 

Redentoristas / A12 / Portal Kairós