6º dia da Novena de Natal 2023 do Santuário de Aparecida

PELA TV APARECIDA
Novena de Natal 2023
Dias 12, 13, 14, 15, 18, 19, 20, 21 e 22/12/2023

Horário da Novena de Natal na TV Aparecida

Das 19h00 às 19h30 – Basílica Histórica – Transmissão ao vivo

6º dia da Novena de Natal 2023

É preciso acreditar: nada é impossível aos olhos de Deus

(Santa Dulce dos pobres)

6º dia da Novena de Natal 2023

Santa Dulce dos Pobres, uma santa tão perto de nós, ensina-nos a contemplar o presépio na vida dos necessitados. Ela nos diz: “O importante é fazer a caridade, não falar de caridade. Compreender o trabalho em favor dos necessitados como missão escolhida por Deus”. “Se Deus viesse a nossa porta, como seria recebido? Aquele que bate a nossa porta, em busca de conforto para sua dor, para seu sofrimento, é um outro Cristo que nos procura.” “Deus não atende todos? Ele recusa alguma coisa, quando pedimos com fé, esperança? Como vamos recusar alguma coisa a nosso semelhante, a nosso próximo?” “É preciso acreditar e ter a certeza de que nada é impossível aos olhos de Deus…”

01 – REUNIDOS NO SENHOR

Antífona: De tal modo Deus me amou, de tal modo Deus me ama, de tal modo eu também quero amar! Em Deus nada é impossível! Amém!

— Senhor Deus, vós que começastes de modo admirável a obra da redenção por meio de vosso Filho Jesus, o pequenino de Belém e do presépio, acolhei- nos, pois em vosso nome nos reunimos.
— Em nome do Pai † e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

— Nada pode nos espantar, Senhor, pois nada é impossível para vós. Sois nosso Deus e, de tanto amor, fizestes nascer entre nós, sem grandeza, sem desejo de poder ou dominação, vosso Filho Jesus, que é o mais profundo de vosso amor por nós, para nossa salvação.
— Nada é impossível, onde existe amor-compaixão, onde há mãos estendidas que acolhem e fazem levantar o triste e o excluído.
Amém.

(Cantado) Entoai ação de graças e cantai um canto novo! Aclamai ao Deus- Senhor; aclamai-o com fé e amor!

02 – AO SENHOR LOUVOR E GRATIDÃO

— Nós vos louvamos, Senhor, por todas as pessoas que vos acolhem nos irmãos que batem à porta e pedem um pouco de amor, um pouco de pão. Quem busca apoio e compreensão para sua dor é Cristo mesmo, presente no irmão.
— Bendito sois, Senhor, naqueles que acolhem o irmão, o sofredor, o triste e abandonado, como seu irmão ou sua irmã.
— Nós vos louvamos, Senhor, por todas as pessoas que acreditam que nada é impossível aos olhos de Deus, como Santa Dulce, Dom Helder Câmara, Dom Luciano Mendes e tantos outros, que fizeram o bem, apenas o bem.
— Bendito sois, Senhor, naqueles que acolhem o irmão, o sofredor, o triste e abandonado, como seu irmão ou sua irmã.
— Nós vos louvamos, Senhor, por aqueles que escutam vossa voz ressoar no coração humano e não buscam uma Igreja triunfante de grandeza, mas humilde e sincera, no serviço da caridade, do bem, dos pobres mais abandonados, dos que nada podem nos oferecer, senão sua dor e fraqueza.
— Bendito sois, Senhor, naqueles que acolhem o irmão, o sofredor, o triste e abandonado, como seu irmão ou sua irmã. Amém.

Novena de Natal de Aparecida 2023:

Cartaz da Novena de Natal 2023 de Aparecida:

Tenha uma infinidade de materiais católicos

Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)

Ajude o Portal Kairós do seu jeito

6º dia da Novena de Natal 2023
03 – OUVIR O SENHOR

— Se é preciso ouvir a voz do coração, é preciso escutar o Senhor, que faz nele ressoar sua verdade e redenção. Jesus é a Palavra encarnada, que veio nos ensinar que tudo é possível realizar, se formos servos, servidores em primeiro lugar.

— Ouvir a Palavra que brotou na manjedoura, naquele presépio humilde e escondido, é nossa eterna redenção. Amém.

(Canta-se um cântico à Palavra, antes de sua proclamação)

— Anúncio da Palavra
— Importa servir — Mt 20,25-28

25Jesus chamou seus discípulos e disse-lhes: “Sabeis que os chefes das nações as dominam e que os grandes as tiranizam.
26Mas entre vós não deve acontecer isso. Ao contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós seja vosso servo;
27e quem quiser ser o primeiro seja vosso escravo.
28É assim que o Filho do homem veio, não para ser servido, mas para servir e dar a vida para resgatar a multidão”.

(Após a meditação feita pelo Dirigente da Celebração, faz-se um instante de silêncio; canta-se um refrão meditativo)

04 – CONTEMPLANDO A PALAVRA

— Ó Deus da verdade, que nos iluminais como o sol, da aurora ao meio-dia, nós vos reconhecemos como nosso Deus e Senhor. Os chefes das nações gostam do poder, da tirania e dominação. Nós a vós queremos servir com humilde coração.
— Bendita seja a Palavra que nos ensina que a grandeza não está no poder, mas no amor disposto a servir até o fim.
— Que bom seria, Senhor, se ofertássemos menos presentes e mais vida, menos perfumes e mais abertura de coração, menos embrulhos e mais mãos abertas para acolher e servir. Que bom seria se nossa vida fosse gasta em doação, em dar-se até o fim, como vosso Filho, o pequenino de Belém, ensinou-nos: dar a vida e servir até o fim.
— Bendita seja a Palavra que nos ensina que a grandeza não está no poder, mas no amor disposto a servir até o fim. Amém.

(A Comunidade poderá fazer suas Preces, observando a realidade que a cerca. Feitas as Preces, reza-se a Oração de Jesus: Pai nosso…)

05 – ELE ESTÁ CHEGANDO (LADAINHA DO ADVENTO)

— Sabedoria! Aleluia! Vem, renova-nos! Maranatha!
— Nosso desejo! Aleluia! Nosso anseio! Maranatha!
— Ó Prometido! Aleluia! Nosso Messias! Maranatha!
— Voz dos profetas! Aleluia! Ó Esperado! Maranatha!
— Luz das nações! Aleluia! Luz nas trevas! Maranatha!
— Ressuscitado! Aleluia! Senhor da glória! Maranatha!
— Ó Desejado! Aleluia! Ó Amado! Maranatha!
— Entre nós! Aleluia! Dentro de nós! Maranatha!

06 – VÃO E ANUNCIEM! (BÊNÇÃO E ENVIO)

— Na força do amor, que transforma e nos faz acolher principalmente os que estão à margem da vida, nós estivemos reunidos neste encontro de esperança e de fé.
— Aprendemos de Santa Dulce dos Pobres a apostar no amor em primeiro lugar.
— Senhor, Deus Criador, dai-nos a coragem de sermos cooperadores na obra de vossas mãos e, em vossa bênção, derramai sobre nós vossa força divina, vosso amor.
— Em nome do Pai † e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
— Que seus olhos não se cansem, nem o brilho do sol ofusque seu olhar. Que o Senhor, como a argila nas mãos do oleiro, amolde o amor e a paz em seu coração. Que ele esteja carregado não de medo, mas sim de esperança e de luz.
— Vão, e que o Senhor os acompanhe.
— Demos graças a Deus. Amém.

PARA MEDITAR SOBRE O TEMA DA NOVENA DE HOJE…

— Habitue-se a ouvir a voz de seu coração. É por meio dele que Deus fala conosco e nos dá a força de que necessitamos para seguirmos em frente, vencendo os obstáculos, que surgem em nossa estrada. Não se vai acabar com a pobreza… Porém nós devemos empregar todos os esforços possíveis para melhorar a situação. Miséria é falta de amor entre os homens… “Procuremos viver em união, em espírito de caridade, perdoando uns aos outros nossas pequenas faltas e nossos defeitos. É necessário saber desculpar para viver em paz e união.” “O que fazer para mudar o mundo? Amar. O amor pode, sim, vencer o egoísmo.” “No amor e na fé, encontraremos as forças necessárias para nossa missão” (Santa Dulce dos Pobres).

 

Redentoristas / A12 / Portal Kairós