5º dia da Novena de Pentecostes 2024

13/05/2024 – 19h na TV Aparecida
5º dia da Novena de Pentecostes 2024

PROFETAS DA MISERICÓRDIA

5º dia da Novena de Pentecostes 2024

Canto inicial

01 – INTRODUÇÃO

– É imensa a nossa alegria em nos reunirmos no dia de hoje em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
– Que a graça e a força do Cristo nos encham de coragem para anunciar a Palavra.
– Que nossa língua se prenda ao céu da boca, se de vós nos esquecermos, ó Senhor. Amém.

02 – MOMENTO DA LUZ

– Disse Jesus: “Ao acender uma lâmpada, ninguém a cobre com um vaso ou a coloca debaixo da cama; ao contrário, ela é colocada no candeeiro, para que os que entram vejam a luz”.
– Que possamos todos ver a vossa luz que ilumina os corações dos povos, ó Divino Espírito Santo. Amém.
– Rezemos juntos:
– Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso Amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

(Acende-se a quinta vela, enquanto se canta:)

1. Espírito de Deus, enviai dos céus um raio de luz. Vinde, Pai dos Pobres, dai aos corações vossos sete dons!
2. Dai a vossa igreja, que espera e deseja, vossos sete dons. Dai, em prêmio ao forte, uma santa morte, alegria eterna. Amém. Amém.

03 – O ESPÍRITO ILUMINA NOSSA MENTE

– Pela falta de compreensão da Palavra de Deus, descuidamos de nossa missão de ser profetas no mundo e anunciar a misericórdia de seu coração.
– “Precisamos sempre contemplar o mistério da misericórdia. É fonte de alegria, serenidade e paz. É condição da nossa salvação”. Amém.

Novena de Pentecostes 2024 (Livreto)

04 – FALOU PELOS PROFETAS

Refrão para a Palavra
Leitura Bíblica (Mt 11,28-30)
“Vinde a mim, vós todos que estais cansados e oprimidos, e eu vos darei descanso! Tomai sobre vós meu jugo e aprendei comigo, porque sou manso e humilde de coração, e achareis descanso para vossas almas, porque meu jugo é suave e meu peso, leve.”

Reflexão

05 – ATUALIZANDO A MENSAGEM

– Não há convite mais sereno e amoroso do que este que Jesus nos faz: irmos para pertinho de seu coração e encontrar um porto seguro de amor que nos espera.
– Espírito de Deus, consolo da alma, guiai sempre os nossos passos na direção de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos alivia as dores e os sofrimentos.
– E Jesus não se contenta em dar alívio ao nosso cansaço e força para nossa caminhada, mas nos ensina o caminho da mansidão e da humildade.
– Queremos ter o coração semelhante ao de Jesus, que é manso e humilde, e assim seremos profetas da misericórdia em um mundo marcado por ódio e guerras. Amém.

06 – LADAINHA DO ESPÍRITO SANTO

Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: E iluminai-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: E dirigi-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: Purificai-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: Fortalecei-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: Santificai-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: E consolai-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: E abrasai-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: E transformai-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: E ungi-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: E enviai-nos!
Vinde, Santo Espírito!

07 – PRECES DOS FIÉIS

– Bem nos prometeu Jesus: “Pedi e vos será dado! Procurai e achareis! Batei e a porta vos será aberta! Pois todo aquele que pede recebe; quem procura encontra; e a quem bate, a porta será aberta”. Nessa certeza, rezemos juntos:
– Espírito de amor, fazei o nosso coração semelhante ao de Jesus!
1. Que saibamos relevar as fraquezas dos nossos irmãos, auxiliando-os na busca pela santidade e pela conversão, com a força do perdão e da misericórdia. Rezemos:
2. Que nos afastemos sempre mais do desejo de julgar e condenar as pessoas que estão ao nosso redor, fortalecendo a consciência de que não somos juízes, mas defensores dos nossos irmãos. Rezemos:
3. Que sejamos testemunhas verdadeiras do Pai Misericordioso, que nos espera pacientemente de braços abertos, atraindo para ele, assim, os filhos mais afastados. Rezemos:

(Outras intenções)

– Acolhei em vosso coração misericordioso de Pai nossas humildes preces, dando-nos um coração semelhante ao do vosso Filho, e que seja ungido pelo Espírito Santo.
– Amém.

08 – ENSINAMENTOS DA IGREJA

– Caríssimos, prestemos atenção nas belas e iluminadoras palavras do Papa Francisco sobre a misericórdia, retiradas da Bula Misericordiae Vultus:

“A arquitrave que suporta a vida da Igreja é a misericórdia. Toda a sua ação pastoral deveria estar envolvida pela ternura com que se dirige aos crentes; no anúncio e testemunho que oferece ao mundo, nada pode ser desprovido de misericórdia. A credibilidade da Igreja passa pela estrada do amor misericordioso e compassivo. A Igreja vive um desejo inexaurível de oferecer misericórdia. Talvez, demasiado tempo nos tenhamos esquecido de apontar e viver o caminho da misericórdia. Por um lado, a tentação de pretender sempre e só a justiça fez esquecer que esta é apenas o primeiro passo, necessário e indispensável, mas a Igreja precisa ir mais além, a fim de alcançar uma meta mais alta e significativa. Por outro lado, é triste ver como a experiência do perdão na nossa cultura vai rareando cada vez mais. Em certos momentos, até a própria palavra parece desaparecer. Todavia, sem o testemunho do perdão, resta apenas uma vida infecunda e estéril, como se se vivesse num deserto desolador. Chegou de novo, para a Igreja, o tempo de assumir o anúncio jubiloso do perdão. É o tempo de regresso ao essencial, para cuidar das fraquezas e dificuldades dos nossos irmãos. O perdão é uma força que ressuscita para nova vida e infunde a coragem para olhar o futuro com esperança.

Música para as ofertas

09 – MOMENTO COM MARIA

– Jesus sonhou com uma Igreja acolhedora e que refletisse seu coração de misericórdia em um mundo de rigidez e indiferença.
– Maria, Mãe dos Povos, motivai-nos a ir atrás de vossos filhos que se distanciaram da Igreja, por causa da decepção e do desânimo.
– O Filho também aprendeu muito com a Mãe querida, pois se nutriu de seu leite materno e absorveu os valores que ela trazia em seu coração.
– Maria de Nazaré, que ensinastes vosso Filho a falar e a andar, levai-nos pelos caminhos da misericórdia e do amor. Amém.
Canto Mariano

10 – ORAÇÃO

– Rezemos juntos a belíssima oração do Papa Francisco em sua Encíclica sobre a Fraternidade e a Amizade Social:
– Ó Deus nosso, Trindade de amor, a partir da poderosa comunhão da vossa intimidade divina infundi no meio de nós o rio do amor fraterno. Dai-nos o amor que transparecia nos gestos de Jesus, na sua família de Nazaré e na primeira comunidade cristã.
– Concedei-nos, a nós cristãos, que vivamos o Evangelho e reconheçamos Cristo em cada ser humano, para O vermos crucificado nas angústias dos abandonados e dos esquecidos deste mundo e ressuscitado em cada irmão que se levanta.
– Vinde, Espírito Santo! Mostrai-nos a vossa beleza refletida em todos os povos da terra, para descobrirmos que todos são importantes, que todos são necessários, que são rostos diferentes da mesma humanidade amada por Deus. Amém.

11 – BÊNÇÃO FINAL

– O Deus cheio de misericórdia, que nos reuniu para esta Novena, mantenha-nos sempre zelosos na Igreja.
– Amém.
– Que continuemos na paz de Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Canto final

 

A12 / Portal Kairós