6º dia da Novena de Pentecostes 2022

31/05/2022 – 19h na TV Aparecida
6º dia da Novena de Pentecostes 2022
O Fruto da Mansidão

6º dia da Novena de Pentecostes 2022

Canto inicial

01 – INTRODUÇÃO

— O Espírito do Senhor encheu todo o universo. Vamos adorá-lo com alegria: Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
— Senhor, vós nos chamais para evangelizar e nos dais vosso Espírito para nos guiar.
— Fazei de nós, Senhor, o que vos parecer melhor, pois nos colocamos a vossa inteira disposição! Amém.

02 – MOMENTO DA LUZ

— Um luminoso raio Ele nos envia do céu. E queremos que essa luz se espalhe sobre toda a terra.
— Divino Espírito de amor, enriquecei nosso coração com vossos salutares dons. Amém.

(Acende-se a sexta vela, enquanto se canta:)

1. Espírito de Deus, enviai dos céus um raio de luz. Vinde, Pai dos Pobres, dai aos corações vossos sete dons!
2. Enchei, luz bendita, chama que crepita o íntimo de nós. Sem a luz que acode, nada o homem pode, nenhum bem há nele! Amém. Amém.

03 – O ESPÍRITO ILUMINA NOSSA MENTE

— Assim como o Anjo Gabriel iluminou a mente e o coração de Maria, para que ela compreendesse a imensidão de seu “Sim”, que sejamos instruídos pelo Espírito Santo para respondermos com consciência o chamado que Deus nos faz.
— Descei sobre nós, Divino Espírito Santo, para que a força do Altíssimo nos cubra com sua sombra e sejamos fecundados por vossos dons celestiais, assim produziremos frutos para saciarmos os famintos.
— Sim, sabemos que o Espírito é invisível, mas podemos conhecê-lo por meio de sua ação constante, especialmente quando Ele nos revela o Verbo e quando age na Igreja.
— Clareai nossa inteligência, ó Consolador dos povos, para que amemos mais profundamente a missão que Deus nos confia. Amém.

Acompanhe a Novena de Pentecostes 2022

Tenha uma infinidade de materiais católicos

Assine nosso Canal no Youtube

Ajude o Portal Kairós do seu jeito

04 – FALOU PELOS PROFETAS

(Música para aclamar a Palavra)

Leitura Bíblica (Lc 1,26-27.30-35.38)

No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem, noiva de um homem, de nome José, da casa de Davi; a virgem chamava-se Maria… Disse-lhe o anjo: “Não tenhas medo, Maria, porque Deus se mostra bondoso para contigo. Conceberás em teu seio e darás à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai, e ele reinará para sempre na casa de Jacó. E seu reino não terá fim”. Maria, porém, perguntou ao anjo: “Como será isto, se eu não vivo com um homem?” Respondeu-lhe o anjo: “O Espírito Santo descerá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso o Santo que vai nascer será chamado Filho de Deus… Disse então Maria: “Eis aqui a serva do Senhor, faça se em mim segundo tua palavra”. E o anjo retirou-se de sua presença.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

(Reflexão)

05 – ATUALIZANDO A MENSAGEM DO 6º DIA DA NOVENA DE PENTECOSTES 2022

— Imaginemos quão atribulado ficou o coração de Maria com a presença inesperada da manifestação divina em sua casa. Maria tinha sonhos e projetos pessoais, mas ela tudo sacrificou para fazer a vontade do Pai.
— Peçamos a mesma força do Espírito, que auxiliou Maria no entendimento perfeito da grandiosidade de sua Missão. Dai-nos a compreensão, Espírito de Amor!
— A força do Altíssimo, que cobre Maria, afasta todo o medo e toda a incerteza que poderiam atormentar aquela jovem piedosa. Seu coração manso e humilde se encheu do poder de Deus.
— Concedei-nos, Senhor Deus, a força de vosso Espírito para que tenhamos um coração manso e irrepreensível. Isso vos pedimos por vosso Filho, Senhor nosso. Amém.

06 – LADAINHA DO ESPÍRITO SANTO

Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração:
E abrasai-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração:
E transformai-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração:
E ungi-nos!
Vinde, Santo Espírito!

07 – PRECES DOS FIÉIS DO 6º DIA DA NOVENA DE PENTECOSTES 2022

— Infelizmente, testemunhamos muitas traições e muitos desprezos neste mundo. Um coração tomado pelo fruto da mansidão afasta toda ira e todo espírito de vingança.
Supliquemos a Deus que nos dê as bênçãos necessárias para nossa caminhada cristã.
— Senhor, dai-nos um coração manso como o vosso!

1. Senhor, vós, que criastes o universo e recriastes todas as criaturas por Jesus Cristo, renovai sempre a face da terra pelo poder de vosso Santo Espírito. Rezemos:
2. Senhor, a Igreja sinodal foi fruto das palavras e ações de Jesus Cristo, especialmente por sua morte redentora e sua ressurreição. Que ela cumpra com fidelidade a missão de ser o mistério de salvação mediante a efusão do Espírito Santo rezemos:
3. Senhor, que sejamos preciosos a vossos olhos, “adornando o interior de nosso coração com uma alma incorruptível, cheia de mansidão e de paz”, rezemos:
4. Senhor, o mundo sofre pela injustiça e pelo ódio exacerbado entre os irmãos, que sejamos filhos que vos alegrem, fugindo de tudo que nos corrompe e “procurando a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão” rezemos:

(Prece feita pela família dos devotos)

— Acolhei em vosso coração misericordioso de Pai nossas humildes preces, dando-nos um coração semelhante ao de vosso Filho, ungido pelo Espírito Santo.
— Amém.

08 – GESTO CONCRETO

Queridos irmãos e irmãs, as tentações investem contra nós todos os dias. Nosso coração é constantemente posto à prova pelas más atitudes de nosso próximo. A paz que reina em nós é desafiada sempre a nos deixar para que impere o espírito de turbulência e agitação.
É a mansidão que nos dá forças para combater a ira, as paixões e as explosões de temperamento. Precisamos buscar caminhos de calmaria para nosso coração agitado. Assim, façamos este gesto concreto: participar de um retiro espiritual no decorrer deste ano.

Organize-se, na paróquia ou com alguma Congregação religiosa que ofereça esses momentos oracionais, ou faça um retiro silencioso seguindo seu próprio itinerário. É importante reservar um tempo de qualidade para nós mesmos, pois assim responderemos melhor aos desafios que se nos apresentarem.
Neste momento, oferte seus dons e sua vida ao Pai de Misericórdia.

Música para as ofertas

09 – MOMENTO COM MARIA DO 6º DIA DA NOVENA DE PENTECOSTES 2022

— A Igreja ensina que “O Filho de Deus encarnou no seio da Virgem Maria pelo poder do Espírito Santo, por causa de nós homens e para nossa salvação; para nos reconciliar a nós pecadores com Deus; para nos fazer conhecer seu amor infinito; para ser nosso modelo de santidade; para nos tornar participantes da natureza divina”.
— Rainha, Mãe do Amor, vós, que abristes o coração para a ação do Espírito Santo e confiastes plenamente em Deus, ensinai-nos vossos caminhos.
— O Salmista diz que “o ímpio está sempre maquinando contra o justo, pondo-o à prova com insultos e tormentos, para conhecer a mansidão de seu caráter e testar sua resignação”.
Precisamos da proteção de nossa Mãe para suportar essas provações.
— Ave, cheia de graça, continuai intercedendo por nós até nosso último suspiro, pois a certeza de vossa presença nos consola e nos fortalece. Amém.
Ave, Maria, cheia de graça…

10 – ORAÇÃO PELO SÍNODO

— Rezemos juntos a oração ao Divino Espírito Santo para que oriente e abençoe a caminhada sinodal de nossa Igreja:
— Eis-nos aqui, diante de vós, Espírito Santo! Eis-nos aqui, reunidos em vosso nome!
— Só a vós temos por Guia: vinde a nós, ficai conosco e dignai-vos habitar em nosso coração.
Ensinai-nos o rumo a seguir e como caminharmos juntos até a meta.
— Nós somos débeis e pecadores: não permitais que sejamos causadores da desordem; que a ignorância não nos desvie do caminho, nem as simpatias humanas ou o preconceito nos tornem parciais.
— Que sejamos um em vós, caminhando juntos para a vida eterna, sem jamais nos afastarmos da verdade e da justiça.
— Nós vos pedimos, vós que agis sempre em toda a parte, em comunhão com o Pai e o Filho, pelos séculos dos séculos. Amém.

11 – BÊNÇÃO FINAL

— Os generosos levam alegria ao coração de Deus. Que possamos realizar nossa Missão com mansidão em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.— Sigamos todos no caminho da paz e do amor,
— amando sempre com um coração generoso para a Glória de Deus. Amém!

Canto final

 

A12 / Portal Kairós