5º dia da Novena de Pentecostes 2022

30/05/2022 – 19h na TV Aparecida
5º dia da Novena de Pentecostes 2022
Os frutos da Bondade e da Benignidade

5º dia da Novena de Pentecostes 2022

Canto inicial

01 – INTRODUÇÃO

— Com o coração cheio de alegria, nós nos reunimos em torno da Palavra Sagrada em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
— Somos filhos de Deus Pai e nos alegramos por estar em família no dia de hoje.
— Senhor Jesus, queremos ouvir vosso chamado para procedermos sempre com bondade para com nossos irmãos, pois somos todos filhos de Deus, no amor do Espírito
Santo. Amém.

02 – MOMENTO DA LUZ

— Somos conscientes de que a ação transformadora do Espírito é fogo que queima incessantemente no coração da Igreja e dos fiéis.
— Acendei em nós, Divino Espírito Santo, o fogo de vosso amor, para que inflamemos o mundo com a bondade, que vem de vós.

(Acende-se a quinta vela, enquanto se canta:)

1. Espírito de Deus, enviai dos céus um raio de luz. Vinde, Pai dos Pobres, dai aos corações vossos sete dons!
2. Dai a vossa igreja, que espera e deseja, vossos sete dons. Dai, em prêmio, ao forte uma santa morte, alegria eterna. Amém. Amém.

03 – O ESPÍRITO ILUMINA NOSSA MENTE

— O Espírito Santo iluminou a inteligência dos profetas para que eles prefigurassem o Messias. E ele continua clareando nossa mente para entender o mistério da salvação.
— Divino Espírito Santo de amor, não podemos crer verdadeiramente em Jesus Cristo sem vossa participação. Dai-nos a graça de proclamá-lo “Nosso Senhor e Salvador”!
— Ninguém conhece o que há em Deus senão o Espírito de Deus.
— Nós cremos no Espírito Santo, porque Ele conhece inteiramente a Deus e Ele mesmo é Deus. Amém.

Acompanhe a Novena de Pentecostes 2022

Tenha uma infinidade de materiais católicos

Assine nosso Canal no Youtube

Ajude o Portal Kairós do seu jeito

04 – FALOU PELOS PROFETAS

(Música para aclamar a Palavra)

Leitura Bíblica (Mt 28,16-20)

Os onze discípulos partiram para a Galileia, para o monte que Jesus lhes havia indicado.
Quando viram Jesus, eles o adoraram. Entretanto alguns duvidaram. Jesus aproximou-se deles e disse: “De Deus recebi todo o poder no céu e na terra. Portanto, ide e fazei discípulos todos os povos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os
a observar tudo o que vos ordenei. E eu estou convosco todos os dias, até o fim do mundo!”
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

(Reflexão)

05 – ATUALIZANDO A MENSAGEM DO 5º DIA DA NOVENA DE PENTECOSTES 2022

— A Missão confiada por Jesus aos apóstolos é a de espalhar a Boa Nova por toda a terra e comunicar o Espírito Santo a todos os batizados.
— Divino Espírito Santo, dai-nos a graça de entender claramente a Mensagem de Jesus e comunicá-la a todas as gentes, com alegria e bondade, especialmente aos mais pobres e abandonados.
— Jesus garante que estará com todos os seus discípulos até o fim do mundo, e essa promessa renova sempre nosso ânimo para a caminhada cristã.
— Divino Espírito Santo, enchei nosso coração com vosso poder para que concretizemos tudo o que o Senhor Jesus nos ensinou aqui na terra, especialmente a prática constante do bem. Amém.

06 – LADAINHA DO ESPÍRITO SANTO

Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração:
Fortalecei-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração:
Santificai-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração:
E consolai-nos!
Vinde, Santo Espírito!

07 – PRECES DOS FIÉIS DO 5º DIA DA NOVENA DE PENTECOSTES 2022

— “Senhor, nosso Deus, vossa bondade vale mais que a vida, por isso meus lábios proclamarão sempre vosso louvor.” Elevamos, confiantes, nossas súplicas a vós. Atendei-nos, Senhor!
— Senhor, dai-nos um coração bondoso!

1. Senhor, a Igreja, que é sinodal, assumiu a missão de Cristo e do Espírito Santo, pois foi enviada para anunciar e levar o mistério da perfeita união da Trindade a todos os cantos da terra. Conservai-a sempre fiel a este mandato de ser bálsamo para os sofredores deste mundo. Isso vos pedimos:2. Pelo pecado, perdemos a semelhança divina. Que, pela força do Espírito Santo, sejamos dignos de participar da vida de perfeita união da Trindade, replicando aqui na terra a bondade e o amor, que emanam desse relacionamento. Isso vos pedimos:
3. “Não existe amor maior do que aquele que dá a vida a seu irmão.” Dai-nos coragem e determinação, ó Deus, para defendermos aqueles que são oprimidos, explorados e perseguidos pelos poderes mesquinhos da sociedade. Isso vos pedimos:
4. Pedimos a proteção e o consolo àqueles que sofrem com enfermidades graves ou doenças incuráveis. Aliviai, Senhor, a dor e o sofrimento desses vossos filhos, livrando-os da solidão, da angústia e do medo. Isso vos pedimos:

(Prece feita pela família dos devotos)

— Acolhei em vosso coração misericordioso de Pai nossas humildes preces, dando-nos um coração semelhante ao do vosso Filho, ungido pelo Espírito Santo.
— Amém.

08 – GESTO CONCRETO

— Queridos irmãos, há muita gente sofrendo hoje com os horrores da violência, da crueldade e até mesmo da indiferença. Os idosos figuram hoje como principais vítimas de uma sociedade altamente preocupada com o lucro e regida pelo utilitarismo. Nessa lógica perversa, todo aquele que não produz para o mercado é considerado inútil e descartável. Por isso os pecados que bradam ao céu acontecem, tais como o aborto, a eutanásia e o homicídio.

Vamos espalhar a bondade e a benignidade pelo mundo, pois esses frutos que o Espírito Santo nos deu precisam ser colocados a serviço das vítimas, daqueles mais excluídos da sociedade.
Convidamos você a fazer uma visita aos idosos de sua comunidade. Pergunte como está a saúde da pessoa, se precisa de algo. Vamos ajudar a limpar sua casa, a comprar-lhe alguma coisa que esteja faltando; vamos escutar sua história de vida e levar-lhe um presentinho.
Contamos com a bondade de todos vocês.
Neste momento, oferte seus dons e sua vida ao Pai de Misericórdia.

Música para as ofertas

09 – MOMENTO COM MARIA DO 5º DIA DA NOVENA DE PENTECOSTES 2022

— Maria é o reflexo do coração materno de Deus. Seu olhar de bondade acolhe sempre a todos os filhos que recorrem a ela.
— Ó Maria Santíssima, volvei vosso olhar de misericórdia para todos nós, a fim de que aprendermos, com vossos exemplos, a ser bondosos e benignos nesta vida.
— A bondade é a perfeita união com Deus, que nos faz fontes de amor sublime. E a benignidade é a docilidade da alma, que não permite o reinado da ira e da indiferença.
— Maria, Mãe da Igreja e nossa, intercedei junto ao Espírito Santo para que recebamos esses frutos em abundância, pois são essenciais para o mundo de hoje. Amém.
Ave, Maria, cheia de graça…

10 – ORAÇÃO PELO SÍNODO

— Rezemos juntos a oração ao Divino Espírito Santo para que oriente e abençoe a caminhada sinodal de nossa Igreja:
— Eis-nos aqui, diante de vós, Espírito Santo! Eis-nos aqui, reunidos em vosso nome!
— Só a vós temos por Guia: vinde a nós, ficai conosco e dignai-vos habitar em nosso coração.
Ensinai-nos o rumo a seguir e como caminharmos juntos até a meta.
— Nós somos débeis e pecadores: não permitais que sejamos causadores da desordem;
que a ignorância não nos desvie do caminho, nem as simpatias humanas ou o preconceito nos tornem parciais.
— Que sejamos um em vós, caminhando juntos para a vida eterna, sem jamais nos afastarmos da verdade e da justiça.
— Nós vos pedimos, vós que agis sempre em toda a parte, em comunhão com o Pai e o Filho, pelos séculos dos séculos. Amém.

11 – BÊNÇÃO FINAL

— Irmãos e irmãs, que alegria ter celebrado o dom de nossa vida no seio da Trindade. Que continuemos esbanjando a bondade e a benignidade, que nos são dadas: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
— Quando Deus nos enviou seu Filho e o Espírito Santo, revelou-nos que Ele próprio era uma perene troca de amor.
— Continuemos na paz, na bondade e na benignidade do Senhor. Amém.

Canto final

 

A12 / Portal Kairós