7º dia da Novena de Pentecostes 2024

15/05/2024 – 19h na TV Aparecida
7º dia da Novena de Pentecostes 2024

ZELOSOS PELA SANTIDADE

7º dia da Novena de Pentecostes 2024

Canto inicial

01 – INTRODUÇÃO

– Que busquemos sempre a Santidade, invocando a presença da Trindade: Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
– Que o Senhor toque o nosso coração e nos encha de alegria.
– Queremos ser santos como vós sois Santo, ó Pai. Amém.

02 – MOMENTO DA LUZ

– Luz bendita que, com seu clarão, afasta as trevas e a escuridão de nossa vida.
– Dai alívio aos nossos sofrimentos, ó Espírito de Amor, para que consigamos sair dos poços profundos e lamacentos em que nossa alma se encontra. Amém.
– Rezemos juntos:
– Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso Amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

(Acende-se a sétima vela, enquanto se canta:)

1. Espírito de Deus, enviai dos céus um raio de luz. Vinde, Pai dos Pobres, dai aos corações vossos sete dons!
2. Ao sujo, lavai. Ao seco, regai. Curai o doente. Dobrai o que é duro, guiai no escuro, o frio aquecei! Amém. Amém.

03 – O ESPÍRITO ILUMINA NOSSA MENTE

– Para sermos santos, precisamos ouvir a Palavra e colocá-la em prática, assim seremos Família de Jesus.
– Que sejamos sábios, amado Espírito, para construirmos a nossa casa na rocha, que é o coração amoroso de Jesus. Amém.

Novena de Pentecostes 2024 da RCC

04 – FALOU PELOS PROFETAS

Refrão para a Palavra
Leitura Bíblica (Lc 10,30-37)

Retomando a palavra, disse Jesus: “Um homem descia de Jerusalém a Jericó e caiu nas mãos de assaltantes, que roubaram tudo o que tinha, agrediram-no a pauladas e fugiram, deixando-o quase morto. Por acaso descia um sacerdote por aquele caminho: viu-o e seguiu adiante. De igual modo um levita, chegando àquele lugar, ao vê-lo, seguiu em frente. Um samaritano, porém, que ia de viagem, chegou perto dele e, ao vê-lo, teve compaixão. Aproximou-se dele e fez curativos em suas feridas, derramando óleo e vinho; depois montou-o em seu próprio animal, levou-o a uma pensão e cuidou dele. No dia seguinte, tirou duas moedas e, entregando-as ao hospedeiro, disse-lhe: ‘Cuida dele, e o que gastares a mais, na volta, eu o pagarei’. Qual dos três, em tua opinião, comportou-se como próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?” Ele respondeu: “Aquele que o tratou com bondade”. Então Jesus lhe disse: “Vai e faze o mesmo!”

Reflexão

05 – ATUALIZANDO A MENSAGEM

– Não há pessoa no mundo que tenha se deparado com a Parábola do Bom Samaritano e não tenha se comovido, pela força de seus ensinamentos.
– Divino Espírito Santo, criai em nós um coração que seja zeloso e disposto a auxiliar os caídos e abandonados, à beira das estradas da vida!
– Quem é o nosso próximo? Jesus responde definitivamente a essa questão, apontando para a misericórdia como aquela que define um verdadeiro cristão, capaz de estender as mãos ao sofredor, não importa quem ele seja.
– Que cultivemos a bondade como fez aquele Samaritano, que não quis dar ouvidos aos preconceitos e às diferenças culturais, e que soube cuidar daquele que mais necessitava de seu coração santo. Amém.

06 – LADAINHA DO ESPÍRITO SANTO

Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: E iluminai-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: E dirigi-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: Purificai-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: Fortalecei-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: Santificai-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: E consolai-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: E abrasai-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: E transformai-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: E ungi-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração: E enviai-nos!
Vinde, Santo Espírito!

07 – PRECES DOS FIÉIS

– Vamos elevar os nossos pedidos ao Pai Santo, que está nos céus. Confiantes, rezamos juntos:
– Senhor, fazei-nos santos para sermos luz do mundo!
1. “Quem de vós que não tiverdes pecado, que atire a primeira pedra.” Somos todos pecadores, mas agraciados pelo amor infinito de Deus. Aproveitemos esse amor para buscarmos a santidade. Por isso, pedimos a Deus que nos cumule de inteligência e bondade, para combatermos nossos vícios e purificarmos nossa alma. Rezemos:
2. Muitas vezes, nossos corações se enchem de ódio por algumas pessoas ou por determinados grupos da sociedade. Com essa atitude, afastamo-nos do exemplo do Bom Samaritano e ignoramos a importância da caridade e da misericórdia em nossa vida. Que o Senhor nos dê um coração de bondade como o do Bom Samaritano. Rezemos:
3. “A fé sem obras é morta”, já afirmava São Tiago, em sua Epístola. Que nossa crença e nossa participação assídua na vida da comunidade cristã produzam frutos que alimentem os irmãos mais necessitados e excluídos de nosso meio. Rezemos:

(Outras intenções)

– Acolhei em vosso coração misericordioso de Pai nossas humildes preces, dando-nos um coração semelhante ao do vosso Filho, e que seja ungido pelo Espírito Santo.
– Amém.

08 – ENSINAMENTOS DA IGREJA

– Acompanhemos uma linda mensagem sobre a Santidade, encontrada na Constituição Dogmática Lumen Gentium:
“A nossa fé crê que a Igreja, cujo mistério o sagrado Concílio expõe, é indefectivelmente santa. Com efeito, Cristo, Filho de Deus, que é com o Pai e o Espírito o único Santo, amou a Igreja como esposa, entregou-se por ela, para santificá-la, e uniu-a a si como seu corpo, cumulando-a com o dom do Espírito Santo, para glória de Deus. Por isso, todos na Igreja, quer pertençam à Hierarquia quer por ela sejam pastoreados, são chamados à santidade, segundo a palavra do Apóstolo: esta é a vontade de Deus, a vossa santificação. Essa santidade da Igreja incessantemente se manifesta, e deve manifestar-se, nos frutos da graça que o Espírito Santo produz nos fiéis; exprime-se de muitas maneiras em cada um daqueles que, no seu estado de vida, tendem à perfeição da caridade, com edificação do próximo; aparece dum modo especial na prática dos conselhos chamados evangélicos. A prática desses conselhos, abraçada sob a moção do Espírito Santo por muitos cristãos, quer privadamente quer nas condições ou estados aprovados pela Igreja, leva e deve levar ao mundo um admirável testemunho e exemplo desta santidade”.

Música para as ofertas

09 – MOMENTO COM MARIA

– Sim, é tão lindo saber que todos somos chamados à santidade, que é um presente que Deus distribui, sem fazer acepção de pessoas.
– Querida Maria Santíssima, vós soubestes cultivar e desenvolver o dom de vossa santidade. Mostrai os caminhos que devemos seguir para amadurecer o nosso próprio chamado à santificação.
– Vós mesma dissestes que todas as gerações iriam proclamar-vos Bem-Aventurada, a Santa de Deus. E é isso que hoje fazemos, ó Maria Dulcíssima.
– Mãe do Perpétuo Socorro, tomai-nos pelas mãos e guiai-nos para o coração do Pai, fonte da eterna e sublime santidade. Amém.

Canto Mariano

10 – ORAÇÃO

– Rezemos juntos a belíssima oração do Papa Francisco, que se encontra em sua Encíclica sobre a Fraternidade e a Amizade Social:
– Ó Deus nosso, Trindade de amor, a partir da poderosa comunhão da vossa intimidade divina infundi no meio de nós o rio do amor fraterno. Dai-nos o amor que transparecia nos gestos de Jesus, na sua família de Nazaré e na primeira comunidade cristã.
– Concedei-nos, a nós cristãos, que vivamos o Evangelho e reconheçamos Cristo em cada ser humano, para O vermos crucificado nas angústias dos abandonados e dos esquecidos deste mundo e ressuscitado em cada irmão que se levanta.
– Vinde, Espírito Santo! Mostrai-nos a vossa beleza refletida em todos os povos da terra, para descobrirmos que todos são importantes, que todos são necessários, que são rostos diferentes da mesma humanidade amada por Deus. Amém.

11 – BÊNÇÃO FINAL

– Santo, três vezes Santo, é o Deus que nos cumula de bens e graças, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Amém.
– “Vós porém sois o Santo, que habitais entre os louvores do vosso povo.”
– “Senhor, sei que não abandonarás a minha vida no abismo e não deixarás o teu santo experimentar a corrupção.” Amém.

Canto final

 

A12 / Portal Kairós