8º dia da Novena de Natal 2024 do Santuário de Aparecida
PELA TV APARECIDA
Novena de Natal 2024
Dias 10, 11, 12, 13, 16, 17, 18, 19 e 20 de dezembro de 2024
Horário da Novena de Natal na TV Aparecida
Das 19h às 19h30 – Basílica Histórica – Transmissão ao vivo
8º dia da Novena de Natal 2024
A ESPERANÇA DOS QUE REZAM!
“Em um mundo sedento de espiritualidade e conscientes da centralidade que ocupa a relação com o Senhor em nossa vida de discípulos, queremos ser uma Igreja que aprende a rezar e ensina a rezar. Uma oração que nasce da vida e do coração e é ponto de partida de celebrações vivas e participativas que animam e alimentam a fé” (Doc. de Aparecida, 106).
01 – Reunidos no Senhor
Antífona: Ó Sol da manhã, ó Sol de justiça, da eterna luz esplendor: ó, vinde brilhar para o povo sentado na sombra da morte!
– Felizes serão, ó Senhor, os que não têm receio de elevar o coração, corações ao alto, no mais alto que puder, pois se desfazem os planos dos corações que não têm amor, que balançam como penas ao vento.
– Em nome do Pai † e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
– Estamos felizes, Senhor, pois vosso amor nos traz alegria e paz. Vós nos demonstrastes o quanto nos amais e como é bela vossa paz, que nos dais a cada dia.
Na oração, vós bem sabeis, trazemos em nossas mãos nossa alma que se achega tão perto de vós.
– Vosso Santo Espírito nos conduza, com vossa Luz bendita. Dai-nos um coração alado, capaz de voar como um pássaro. Amém.
(Cantado): Ó Luz, que vieste ao mundo pra nos iluminar, que o teu amor profundo a paz venha nos dar!
02 – Ao Senhor, louvor e gratidão
– Todos esperamos em vós, Senhor. Em nosso coração pulsa forte a certeza de vosso amor, que nos reergue e nos faz renascer na paz e na esperança. Somos peregrinos, e sois vós que nos carregais em vossas mãos santas e divinas.
– Senhor, nesta vida e em nosso peregrinar, só desejamos crer, amar e esperar em vós.
– Todos nós esperamos em vós, ó Senhor. Nós rezamos e vos bendizemos, pois a esperança nos faz rezar e vos louvar. Mesmo que não saibamos o que nos trará a aurora do novo dia, nós confiamos e esperamos em vós. Afastai-nos dos desânimos e do medo, da insegurança e desesperança. Convosco, caminhamos para o futuro.
– Senhor, nesta vida e em nosso peregrinar, só desejamos crer, amar e esperar em vós.
– Senhor, ajudai-nos a rezar com a força da esperança, pois vosso amor é abundante, e nosso coração transborda de confiança em vós. Convosco, somos peregrinos da paz, da solidariedade e da justiça, que precisam reinar entre nós.
– Senhor, nesta vida e em nosso peregrinar, só desejamos crer, amar e esperar em vós. Amém.
Cartaz da Novena de Natal 2024 de Aparecida:
Tenha uma infinidade de materiais católicos
Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)
Ajude o Portal Kairós do seu jeito
03 – Ouvir o Senhor
– Escutar a Palavra é deixar-se conduzir pela verdade de Cristo inscrita em nosso coração. Sua Lei é seu amor e a liberdade sem-fim. Feliz quem escuta o que Ele diz; jamais vai errar o caminho ou a direção.
– Em vossa Palavra, Senhor, encontramos a vida, encontramos o amor, a paz e a salvação. Amém.
(Canta-se um cântico à Palavra, antes de sua proclamação)
– Anúncio da Palavra – Os filhos da Luz – Jo 12,35-36
35Disse Jesus: “Por pouco tempo ainda a luz está entre vocês: caminhem enquanto têm a luz, para que não os surpreenda a escuridão; aquele que caminha no escuro não sabe para onde vai.
36 Enquanto vocês têm a luz, creiam na luz, para se tornarem filhos da luz”. Após ter dito isto, Jesus se retirou e ocultou-se deles.
(Após a meditação feita pelo Dirigente da Celebração, faz-se um instante de silêncio; canta-se um refrão meditativo)
04 – Somos Igreja peregrina
– Quando nos encontramos sem forças, Senhor, o que buscamos? Vós saís a nosso encontro e vos colocais a nosso lado, até mesmo sem percebermos, segurando-nos com vossas mãos e vosso coração divino. Quanta esperança em nosso encontro, pois bem sabemos que vindes a nosso encontro e caminhais conosco.
– O coração que reza tem confiança igual à de Maria e de José, que sabiam quem era o Menino do presépio.
– Na verdade, Senhor, sois mais do que o esperado, pois vós chegais muito além do que poderíamos sonhar. Vós sois nossa constante esperança, mesmo que em nossa vida aconteça a brisa leve da manhã ou a tarde carregada de calor e tempestade. Vós sois nossa fé, nossa prece e nossa esperança. Amém.
– O coração que reza tem confiança igual à de Maria e de José, que sabiam quem era o Menino do presépio. Amém.
(A Comunidade poderá fazer suas Preces, observando a realidade que a cerca. Feitas as Preces, reza-se a Oração de Jesus: Pai nosso…)
05 – Ele está chegando! (Ladainha do Advento)
– Sabedoria! Aleluia! Vem, renova-nos! Maranatha!
– Nosso desejo! Aleluia! Nosso anseio! Maranatha!
– Ó Prometido! Aleluia! Nosso Messias! Maranatha!
– Voz dos profetas! Aleluia! Ó Esperado! Maranatha!
– Luz das nações! Aleluia! Luz nas trevas! Maranatha!
– Ressuscitado! Aleluia! Senhor da glória! Maranatha!
– Ó Desejado! Aleluia! Ó Amado! Maranatha!
– Entre nós! Aleluia! Dentro de nós! Maranatha!
06 – Vão e anunciem! (Bênção – Envio)
– O Senhor vos ilumine com sua Luz incomparável e vos conceda a concórdia e a paz.
– Amém.
– O Senhor vos dê a plenitude da vida e vos ampare nas dificuldades.
– Amém.
– O Senhor, que hoje nos reuniu em seu amor infinito, guarde-vos e vos proteja sem cessar.
– Amém.
– Por intercessão da Virgem de Nazaré e de seu esposo São José, a bênção de Deus todo-poderoso, Pai † e Filho e Espírito Santo, desça sobre vós e convosco permaneça para sempre.
– Amém.
– O Espírito do Senhor nos conduza em nossa vida e em nossa história, assim caminhemos decididamente ao encontro do Senhor, que vem entre nós em seu Natal. Ide e anunciai a verdade de Cristo, nosso Salvador.
– Demos graças a Deus. Amém.
Para meditar: Sou uma serva. A serva não tem direitos. Os direitos da serva estão nas mãos de seu Senhor. Não compete à serva tomar iniciativas, mas apenas aceitar as decisões do Senhor. Sou uma pobre de Deus. Sou a criatura mais pobre da terra, por conseguinte sou a criatura mais livre do mundo. Não tenho vontade própria, a vontade de meu Senhor é a minha vontade, sou a servidora de todos. Em que posso servi-los? Sou a Servidora do mundo (O Silêncio de Maria, Frei Inácio Larrañaga).
Redentoristas / A12 / Portal Kairós