9º dia da Novena de Natal 2024 do Santuário de Aparecida
PELA TV APARECIDA
Novena de Natal 2024
Dias 10, 11, 12, 13, 16, 17, 18, 19 e 20 de dezembro de 2024
Horário da Novena de Natal na TV Aparecida
Das 19h às 19h30 – Basílica Histórica – Transmissão ao vivo
9º dia da Novena de Natal 2024
A ESPERANÇA CHEGOU: É NATAL! É VIDA! É SALVAÇÃO!
“Com ela, providencialmente unida à plenitude dos tempos (cf. Gl 4,4) chega o cumprimento da esperança dos pobres e do desejo de salvação. A Virgem de Nazaré teve uma missão única na história da salvação, concebendo, educando e acompanhando seu filho até seu sacrifício definitivo. … Perseverando junto aos apóstolos à espera do Espírito (At 1,13-14), ela cooperou com o nascimento da Igreja missionária… Em Maria, encontramo-nos com Cristo, com o Pai e com o Espírito Santo, assim como com os irmãos” (Doc. de Aparecida, 267).
01 – Reunidos no Senhor
Antífona: Nascerá para nós um pequenino: ele será chamado Deus e Forte; nele serão abençoados todos os povos da terra (Is 9,6; Sl 71,17).
– Havia festa no céu, havia festa na terra. Os astros dançavam e as estrelas cintilavam em uma só harmonia, a do amor que se encarnou, que se fez Homem e armou sua tenda entre nós.
– Em nome do Pai † e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
– Que bom seria se parassem os passantes, se nas cidades reinasse um silêncio sem medida e se em nosso coração se desfizessem as imaturidades, que não nos deixam ser irmãos. Que bom seria se a soberba e a mentira, a presunção e a ganância não mais tivessem lugar entre nós.
– Ainda esperamos, Senhor, que esse dia vai chegar, e não vai demorar, pois vós aqui estais.
– Naquela noite de Natal, uma Luz brilhou para sempre, e a esperança fincou suas raízes em cada coração que sabe e reconhece que um Deus se fez nosso Irmão, para nosso bem e nossa salvação.
– Bendito seja o Senhor, bendito seja o Natal daquele que é, que era e que vem para ficar entre nós. Amém.
(Cantado): Ó Luz, que vieste ao mundo pra nos iluminar, que o teu amor profundo a paz venha nos dar!
02 – Ao Senhor, louvor e gratidão
– Nós vos louvamos e vos agradecemos, Senhor, pois nos fizestes beber da fonte eterna de vida, vosso Filho Jesus. Bendito seja, ó Pai de misericórdia, a noite de Belém, pois ali, em um Menino tenro, vós nos manifestastes a força invencível de vosso amor.
– Bendito seja o Natal do Senhor, que traz nova luz a toda a humanidade e a nosso coração.
– Nós vos louvamos e vos agradecemos, Senhor, pois escolhestes Maria e José, fiéis e inseparáveis colaboradores de vosso plano de redenção. Sejam benditos vossos escolhidos Maria e José, que vos disseram o sim resoluto, e vós nos destes vosso Filho Jesus, nosso Redentor, Deus de amor.
– Bendito seja o Natal do Senhor, que traz nova luz a toda a humanidade e a nosso coração.
– Nós vos louvamos e vos agradecemos, Senhor, pois nos fazeis compreender hoje os sinais dos tempos, em que vós manifestais vossa vontade. Que o mesmo Espírito que gerou vosso Filho encarnado no seio de Maria inspire nosso coração e nossos sentimentos, assim sejamos vossos fiéis colaboradores, como a Família de Nazaré. Amém.
– Bendito seja o Natal do Senhor, que traz nova luz a toda a humanidade e a nosso coração. Amém.
Cartaz da Novena de Natal 2024 de Aparecida:
Tenha uma infinidade de materiais católicos
Assine nosso Canal do YouTube e deixe seu comentário (Ajude a gente na divulgação)
Ajude o Portal Kairós do seu jeito
03 – Ouvir o Senhor
– Na hora bendita do desígnio do Senhor, o Verbo eterno se fez carne no seio bendito de Maria. Quando assim pensamos, nosso coração se volta para aquela Terra distante, a Belém e a Nazaré da esperança dos que caminham sob sua luz.
– Bendita seja a Luz de Belém, na qual Jesus nasceu. Bendita seja sua Palavra que nos faz crescer em seu amor. Amém.
(Canta-se um cântico à Palavra, antes de sua proclamação)
– Anúncio da Palavra – Nascimento de Jesus – Lc 2,7-11
7Maria deu à luz seu filho primogênito; envolveu-o em faixas e o deitou num presépio, porque não havia lugar para eles na hospedaria.
8Havia na mesma região pastores pernoitando nos campos e montando guarda sobre seu rebanho no decorrer da noite.
9Apresentou-se junto deles um anjo do Senhor e a glória do Senhor os envolveu de luz; ficaram com muito medo,
10mas o anjo lhes disse: “Não tenham medo, pois venho trazer-lhes uma notícia, que será uma grande alegria para todo o povo:
11Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vocês um Salvador, que é o Cristo Senhor”.
(Após a meditação feita pelo Dirigente da Celebração, faz-se um instante de silêncio; canta-se um refrão meditativo)
04 – Somos Igreja peregrina
– Senhor, está próximo vosso Natal, mas vós sabeis que há muitos que não podem celebrar, como fazem os abastados, pois há pobres sem pão e sem panetones, diante da dignidade que lhes foi roubada pelos poderosos do mundo. Fazei-nos ser uma Igreja viva, comprometida e solidária.
– Natal do Senhor, que há de tocar o coração para sermos mais irmãos, mais fraternos e solidários.
– Senhor, aí onde escolhestes para nascer, a periferia de Belém, onde o frio é real e onde faltou o calor dos que dizem amar, vós tivestes o calor e o amor somente de José e de Maria, dos pobres pastores, tão simples como vós mesmo. Queremos sim celebrar vosso Natal, Senhor, mas sem nos esquecer dos que passam frio, fome e que labutam para recuperar a vida e a dignidade, que lhes foram tiradas. Ajudai-nos, Senhor, a celebrar vosso Natal, com mais amor e solidariedade. Amém.
– Natal do Senhor, que há de tocar o coração para sermos mais irmãos, mais fraternos e solidários. Amém.
(A Comunidade poderá fazer suas Preces, observando a realidade que a cerca. Feitas as Preces, reza-se a Oração de Jesus: Pai nosso…)
05 – Ele está chegando! (Ladainha do Advento)
– Ó Senhor! Aleluia! Vem, Messias! Maranatha!
– Ó Justiça! Aleluia! Mora entre nós! Maranatha!
– Misericórdia! Aleluia! Vive entre nós! Maranatha!
– Nossa força! Aleluia! Dentro de nós! Maranatha!
– Liberdade! Aleluia! Salva teu povo! Maranatha!
– Nossa cura! Aleluia! Tira a dor! Maranatha!
– Ó conforto! Aleluia! Dá esperança! Maranatha!
– Nossa alegria! Aleluia! Preenche-nos! Maranatha!
06 – Noite de Natal!
– O universo canta, nesta noite santa e bendita do nascimento de Jesus, as maravilhas que o Senhor fez por nós. Astros, estrelas, nuvens e chuvas, orvalhos e garoa, plantas e peixes, céus e terra podem rejubilar-se porque Ele nasceu: “Conselheiro admirável, Deus forte, Pai dos tempos futuros, Príncipe da Paz” (Is 9,5).
– Saibam todos que a salvação está ao nosso alcance. Deus se colocou ao lado dos pobres. Dos humildes e pecadores. Dos doentes e aflitos. Dos grandes e dos pequenos.
– Ele deixou sua glória e veio até nós. Armou no meio de nós sua tenda. Veio nos ensinar lições divinas, sem perder sua humanidade. Veio nos ensinar lições humanas, sem perder sua divindade.
– Nações louvai o Senhor. Povos todos do universo batei palmas. Cantai cânticos de alegria e de festa. Cantai a glória do Senhor, que fez o céu e fez a terra. Cantai louvores ao Filho que por nós e para nossa salvação fez aqui sua morada. Cantai ao Espírito de Deus, que nos santifica e nos transforma. Cantai jubilosos todos os povos e toda a terra, agora e pelos séculos sem-fim. Amém.
07 – Vão e anunciem! (Bênção – Envio)
– O Senhor vos ilumine com sua Luz incomparável e vos conceda a concórdia e a paz.
– Amém.
– O Senhor vos dê a plenitude da vida e vos ampare nas dificuldades.
– Amém.
– O Senhor, que hoje nos reuniu em seu amor infinito, guarde-vos e vos proteja sem cessar.
– Amém.
– Por intercessão da Virgem de Nazaré e de seu esposo São José, a bênção de Deus todo-poderoso, Pai † e Filho e Espírito Santo, desça sobre vós e convosco permaneça para sempre.
– Amém.
– O Espírito do Senhor nos conduza em nossa vida e em nossa história, assim caminhemos decididamente ao encontro do Senhor, que vem entre nós em seu Natal. Ide e anunciai a verdade de Cristo, nosso Salvador.
– Demos graças a Deus. Amém.
Para meditar: Quem foi Maria? Foi a mulher que deu um Sim a seu Senhor, e depois foi fiel a essa decisão até as últimas consequências e até o fim de seus dias. Foi aquela mulher que deu um cheque em branco, aquela que abriu um crédito infinito e incondicional a seu Senhor, e jamais voltou atrás ou retirou a palavra. Oh! Mulher fiel! (O Silêncio de Maria, de Frei Inácio Larrañaga).
Esperamos vocês na Novena de Natal 2025!
Redentoristas / A12 / Portal Kairós