A liturgia do mês de agosto de 2021

Mês Vocacional

Liturgia do mês de agosto de 2021

O mês vocacional é um tempo especial de oração, reflexão e ação sobre as vocações. A Igreja no Brasil nos convida a rezar pelas vocações, refletir sobre elas e examinar como temos vivido a nossa própria. As diversas vocações são muito importantes na Igreja. A cada semana nos lembramos de uma vocação específica, procurando conhecê-la melhor, refletir sobre seu sentido e valorizá-la, rezando pelos que são chamados e expressando-lhes gratidão e apoio.

Intenção da liturgia do mês de agosto de 2021: pela Igreja, para que receba do Espírito Santo a graça e a força de se reformar à luz do Evangelho.

No primeiro domingo do mês vocacional, rendendo graças a Deus, recordamo-nos da vocação para o ministério ordenado: diáconos, padres e bispos. Somos convidados a rezar pelas vocações sacerdotais e refletir sobre sua importância na Igreja.
Agradeçamos a dedicação pastoral de nossos ministros ordenados, rezando para que sejam fiéis e contem com a oração e o apoio da comunidade.

No segundo domingo, iniciando a Semana Nacional da Família, refletimos sobre a vocação para o matrimônio e para a vida em família, com atenção especial aos pais. Procure valorizar a família, a começar da sua. Como vai sua família e o que você tem feito por ela?

No terceiro domingo, ocasião em que celebramos, no Brasil, a solenidade da Assunção de Nossa Senhora, recordamos a vocação para a vida consagrada, louvando a Deus pelos religiosos(as) e por todos os consagrados(as), especialmente pelo seu belo testemunho de serviço e amor aos pobres, aos enfermos e a tantos sofredores.

No quarto domingo, somos convidados a expressar nosso louvor a Deus pela vocação dos cristãos leigos e leigas, com os diversos ministérios e serviços que exercem na Igreja e com o testemunho cristão nos diversos ambientes da sociedade, sendo “sal da terra” e “luz do mundo”. No último domingo de agosto, celebramos o Dia do Catequista, demonstrando profunda gratidão e procurando dar maior apoio aos irmãos e irmãs catequistas, que se dedicam tão generosamente a transmitir a fé em Cristo.

Lembre-se de que você também é chamado(a). As vocações específicas são diferentes expressões da mesma vocação cristã; têm sua fonte no batismo, com a vocação comum para seguir a Cristo e viver na santidade. Procure rezar e refletir sobre como tem vivido sua vocação na família, na comunidade e na sociedade, para responder, com maior fidelidade e generosidade, ao chamado que Deus lhe faz.

Dia / Comemorações da liturgia do mês de agosto de 2021

01° –  18° domingo do Tempo Comum / Dia do padre

02 – Santos Eusébiode Vercelli; Pedro Juliano Eymard
04 – São João Maria Vianney
05 – Dedicação da Basílica de Santa Maria Maior
06 – Transfiguração do Senhor
07 – Santos Sisto 2° e companheiros; Caetano

08 – 19° domingo do Tempo Comum / Dia dos Pais

09 – Santa Teresa Benedita da Cruz
10 – São Lourenço / dia do diácono
11 – Santa Clara
12 – Santa Joana Francisca de Chantal
13 – Santos Ponciano e Hipólito; Dulce dos Pobres
14 – São Maximiliano Maria Kolbe

15 – Assunção de Nossa Senhora / Dia dos religiosos

16 – Santo Estêvão da Hungria
19 – São João Eudes
20 – São Bernardo
21 – São Pio 10°

22 – 21° domingo do Tempo Comum

23 – Santa Rosa de Lima
24 – São Bartolomeu
25 – Santos Luís de França; José de Calazans
27 – Santa Mônica
28 – Santo Agostinho

29 – 22° domingo do Tempo Comum / Dia do catequista

30 – Beato Eustáquio von Lieshout
31 – São Raimundo Nonato

 

D. Sérgio da Rocha – Cardeal Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil / Portal Kairós