Angola: Tem início 1° Congresso Eucarístico Nacional

Sob lema “Reconheceram-No ao partir do pão” teve início na tarde desta segunda-feira (12), na Arquidiocese do Huambo/Angola o 1º Congresso Eucarístico Nacional. O evento que se encerra no dia 18 de junho, reúne delegados vindos de todas as dioceses e arquidioceses de Angola, bem como, convidados do exterior.

Simpósio

O Congresso foi antecedido por um simpósio no qual foram abordados temas ligados à evangelização de Angola, Evangelização, eucaristia e reconciliação, bem como, a Missão e participação do leigo na evangelização.

Dom Luzizila Kiala, Presidente da Comissão Episcopal da CEAST para a liturgia e coordenador geral do evento, disse que este Congresso vai despertar a vida de fé dos angolanos.

150 anos da II Evangelização de Angola

O primeiro Congresso Eucarístico Nacional marca os 150 anos da 2ª Evangelização de Angola protagonizada pela Congregação do Espírito Santo e marca, igualmente, os 525 anos da I Evangelização.

Grandes dons da fé e do batismo

Entretanto, o Papa Francisco espera que o Primeiro Congresso Eucarístico Nacional de Angola seja uma ocasião de ação de graças pelos “grandes dons da fé e do batismo” e de ajuda aos “irmãos nas necessidades espirituais e materiais”.

Na carta de nomeação de Dom Manuel Clemente, Patriarca de Lisboa, enviado extraordinário do Papa ao Congresso Eucarístico, Francisco sublinha a “confiança” no cardeal-patriarca e pede-lhe que o “represente durante esses dias”.

Alegria do Papa

Na carta o Papa sublinha a “alegria” com que tomou conhecimento da iniciativa dos bispos angolanos em organizar do Congresso Eucarístico após “oportuna preparação”. “Visto que este povo, durante os últimos cinco séculos, cresceu constantemente e prosperou na fé católica, julgamos que um acontecimento semelhante possa confirmar ulteriormente a sua adesão a Cristo e à Igreja e, portanto, desejamos elogiar e apoiar com orações tal salutar propósito”, destaca o texto.

O Papa refere que todo o congresso e, sobretudo, a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, que se celebraq na quinta-feira, dia 15 de junho, é uma oportunidade para “ações de graças”, como “na verdade significa a palavra ‘Eucaristia’”, pelo “Pão Eucarístico, do qual o próprio Salvador ensina: «Eu sou o pão vivo, o que desceu do Céu: se alguém comer deste pão, viverá eternamente» (Jo 6,51)”.

Francisco espera também que o Primeiro Congresso Eucarístico Nacional de Angola “contribua para o bem espiritual de todo o povo de Angola e produza ao mesmo tempo frutos mais maduros de caridade”.

 

br.radiovaticana.va

Baixe materiais especiais para seu grupo