Congresso Eucarístico de Angola: A Missa é fonte da reconciliação

Huambo (RV) – O Presidente do Comitê Pontifício para os Congressos Eucarísticos Internacionais afirmou quarta-feira, em Angola, que a Missa é “a fonte” da “reconciliação” e do “diálogo construtivo com os povos e as culturas”, numa época de extremismos e “violência insensata”.

Dom Piero Marini abriu o I Congresso Eucarístico Nacional de Angola, que realiza-se na cidade do Huambo até ao dia 18 de junho, realizado após 3 dias de um simpósio sobre o tema “Reconheceram-no ao partir do Pão”.

“Na Eucaristia encontra-se a fonte desse processo histórico de mudança que se chama reconciliação, a fonte do diálogo construtivo com os povos e as culturas, com as religiões, com os pobres, os jovens e os que estão distantes”, afirmou o bispo italiano.

Para o Presidente deste organismo da Santa Sé, na Eucaristia “ganha forma o rosto da Igreja de hoje, chamada a oferecer ao país a cooperação sincera para chegar à fraternidade universal”.

Dom Piero Marini sustentou que os cristãos, quando se reúnem na Eucaristia, inserem-se “nos lugares da fraqueza e da cruz” para “partilhar e curar”, referindo-se aos “os problemas do trabalho, da coabitação pacifica, da justa distribuição dos bens”, que têm na sua origem a “migração dos povos”, os “extremismos contrapostos”, a “violência insensata”.

“É nestas provações, e noutras ainda mais desumanas, que os cristãos celebram o memorial da cruz e tornam vivo e presente o Evangelho do Servo entregue por amor”, sublinhou, desafiando os batizados a construírem uma “cultura eucarística” onde sejam “servidores dos pobres”.

Dom Piero Marini sustentou que o Sacramento da Eucaristia “dá uma ajuda para pôr em andamento processos históricos de renovação”, sublinhando que a “salvação social” deve traduzir-se “numa cultura eucarística capaz de inspirar o compromisso dos cristãos no campo da família, da caridade, da solidariedade, da paz, da ecologia, da comunidade humana”.

“Este primeiro Congresso Eucarístico dá-nos a possibilidade de dar início a novos projetos de crescimento da comunidade cristã, à volta de valores partilhados para dar vida a uma sociedade verdadeiramente solícita pelo bem comum”, disse o presidente do Comité Pontifício para os Congressos Eucarísticos Internacionais.

O Primeiro Congresso Eucarístico Nacional de Angola é organizado pela Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) para assinalar os 150 anos da segunda fase da evangelização de Angola, onde o Cardeal-Patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente, é o enviado extraordinário do Papa Francisco.

(Com Agência Ecclesia)

br.radiovaticana.va

Baixe materiais especiais para seu grupo