Arcebispo Mouche sobre a libertação de Mosul: difícil retorno da população

“Uma notícia que assume um grande valor para o futuro do nosso país.” Com essas palavras, o arcebispo sírio-católico de Mosul, Kirkuk e do Curdistão, Dom Petros Mouche, comenta à agência católica Sir a libertação de Mosul, segunda cidade iraquiana, tirada do Estado Islâmico (EI) pelo exército regular após nove meses de batalha que deixaram no território escombros e milhares de pessoas sem casa.

Estou voltando de Mosul onde encontrei o primeiro-ministro iraquiano, Haidar al Abadi, disse o prelado falando por telefone.

Retorno dos cristãos com segurança

“Em nosso colóquio abordamos vários pontos entre os quais como favorecer o retorno dos cristãos, como garantir a segurança e oferecer o suporte indispensável para as necessidades da população, a começar pela água a ser fornecida às escolas. No momento, infelizmente, o retorno da população, não somente cristã, é difícil e precisará de tempo.”

“Configura-se diferente, ao invés, a situação nos vilarejos cristãos da planície de Nínive, onde os retorno já começou. Dias atrás 320 famílias voltaram para Qaraqosh. Outras estão aguardando retornar porque as crianças esperam o fim das aulas em Irbil onde se encontram após a invasão do Estado Islâmico em 2014”.

 

br.radiovaticana.va

Baixe materiais especiais para seu grupo