Material de formação: A contrição perfeita – Uma chave de ouro do céu

A contrição perfeita - Uma chave de ouro do céu

Tanto pela importância da matéria, certamente bem pouco conhecida da maioria dos cristãos, como pela abundância de doutrina e pelo interesse com que ela é tratada no que diz respeito à sua utilidade prática, pode se dizer que este livrinho comporta em suas poucas páginas o valor de muitos livros de maior volume.

O “grande meio de salvação” chamou Santo Afonso Maria de Ligório a um livrinho que, entre muitos outros, compôs sobre a oração. E diz dele que queria vê-lo nas mãos de todos, por tratar de um meio tão principal e de tanta eficácia para assegurar o Céu às almas. Pois, com não menos verdade, ainda que em sentido algum tanto distinto, devemos dizer outro tanto da prática do amor e contrição perfeita, como sendo o grande meio de salvação, pois que está em conexão ainda mais imediata com a consecução da vida eterna do que somente a oração.

Por isso, queria eu, como Santo Afonso com o seu, ver este livrinho nas mãos de todos, persuadido de que a sua atenta leitura e a execução prática das doutrinas que nele se ensinam, abrirão as portas do céu a muitíssimas almas, para quem, sem ele, estariam eternamente fechadas, e de que hão de acrescentar de uma maneira inesperada o direito ao Céu e à eterna bem-aventurança a muitas outras que, pela guarda da graça santificante, já são credores dele.

Não devia haver cristão algum que não estivesse solidamente instruído sobre a transcendência que tem um ato de contrição e caridade perfeita, pois que é de incalculável importância tanto para a hora da morte própria como para a dos outros, a quem talvez tenha de assistir.

Assim, pois, ninguém deveria esquecer-se desta verdade em tempo de saúde; porém, para o tempo de enfermidade e de perigo, sobretudo, é sumamente para se desejar que a conheçam a fundo e profundamente a gravem na alma os que a têm esquecido ou só imperfeitamente a conhecem.

Espero, pois, que se difunda o mais possível esta obrazinha, e não duvido de que a sua leitura será acompanhada de inumeráveis bênçãos do céu.

Pe. Agostinho Lehmkuhl, S.J. Colégio de Santo Inácio, Valkenburg, outubro de 1903.

ArquivoAção
A contrição perfeita - Uma chave de ouro do céuBaixar
  • Tamanho 1.40 MB
  • Data 18/07/2020
  • Atualização 19/07/2020
  Santo Afonso Maria de Ligório