Card. Parolin concluirá festejos dos 800 anos do Perdão de Assis

Em 4 de agosto de 2016 o Papa Francisco rezou na Porciúncula, na Basílica Santa Maria dos Anjos, por ocasião dos 800 anos da Solenidade do Perdão de Assis.

Um ano mais tarde, novamente milhares de peregrinos, jovens e não somente, retornam à Assis para a Festa do Perdão e para atravessar a Porta da Misericórdia.

Conclusão do Jubileu

A recorrência em 2017 também terá um caráter solene, pois concluirá as celebrações do VIII Centenário do Perdão de Assis, Jubileu aberto em 2 de agosto passado pelo Cardeal Gualtiero Basseti e enriquecido com a peregrinação privada do Papa Francisco.

A solene celebração de encerramento do Jubileu do Perdão terá lugar às 11 horas do dia 2 de agosto e será presidida pelo Cardeal Secretário de Estado Pietro Parolin.

A transmissão da cerimônia estará a cargo da TV Padre Pio, com difusão mundial pela emissora Maria Vision Italia.

Família Franciscana

Outra particularidade da celebração deste ano será o Tríduo de preparação pregado pelos Ministros Gerais das três Ordens masculinas. Pelos Frades Menores Capuchinhos presidirá o Vigário Geral.

Assim estruturado, o evento se coloca em perfeita continuidade com o caminho assumido até agora e que culminou no Capítulo Geral celebrado conjuntamente pelas Famílias franciscanas.

Programa

Às 11 horas do dia 1° de agosto, o Ministro Geral dos Frades Menores Padre Michael A. Perry presidirá à solene celebração eucarística que será concluída com a Procissão da “Abertura do Perdão” – assim chamada porque a partir daquele momento até às 24 horas do dia 2 de agosto, a Indulgência Plenária concedida à Porciúncula diariamente se estende a todas as igrejas paroquiais espalhadas no mundo, incluindo todas as igrejas franciscanas.

Na parte da tarde as Primeiras Vésperas serão presididas – ao final da peregrinação da Diocese de Assis – pelo Bispo Dom Domenico Sorrentino. Seguirá, como de costume, a oferta de incenso pela Prefeita de Assis, Stefania Proietti.

A Vigília de oração à noite, com procissão luminosa, será guiada pelo Secretário da Congregação dos Institutos de Vida Consagrada, Dom José Rodriguez Carballo.

E em 2 de agosto o dia da grande festa, marcado por celebrações eucarísticas de hora em hora, entre as quais aquelas presididas pelo Cardeal Parolin, pelo Bispo Sorrentino e pelo Padre Claudio Durighetto, Ministro Provincial dos Frades Menores da Úmbria.

Também a chegada de milhares de jovens da XXXVII Marcha franciscana “Um passo além” – que junto com os frades e irmãs – irá à Porciúncula para rejubilar-se na Misericórdia do Pai.

À noite, um concerto da Banda da Gendarmaria Vaticana, que será seguido por um espetáculo de fogos de artifício na Praça da Porciúncula.

Durante os dias da Festa, dezenas de confessores estarão à disposição os penitentes nos locais de culto em Assis.

O programa detalhado poder ser consultado no site www.assisiofm.it.

 

br.radiovaticana.va

Baixe materiais especiais para seu grupo