Como fazer que as pessoas gostem de mim?

No escritório, é possível exibir características que o ajudam a ser mais simpático. Em meus anos como gerente corporativo e desenvolvendo minha carreira de escritor, percebi quando as pessoas parecem mais agradáveis ​​e tentei desenvolver essas características sozinho. Aqui estão alguns para cultivar:

01 – Faça perguntas

Tenho notado que as pessoas que fazem perguntas costumam ser queridas. É da natureza humana ser útil e todos nós temos um grande desejo de compartilhar o que sabemos. Quando alguém parece precisar de nossa ajuda, tendemos a gostar mais porque gostamos de ser aquele que dá as respostas.

02 – Fale mais, não menos

Um amigo meu é proprietário de uma pequena empresa e é extremamente querido. Uma de suas características mais fortes é que ele tende a falar constantemente. Você nunca tem que adivinhar o que ele está pensando. Ele não é rude ou rude, mas explica as coisas em detalhes. (Por ser introvertido, preciso desenvolver esse traço mais em mim – e usar mensagens de texto e e-mail com um pouco menos de frequência.)

03 – Dê o seu tempo … grátis

Uma abordagem sem amarras para ajudar os outros também o torna mais agradável. Pense na pessoa de que você mais gosta – geralmente, é alguém que vai ajudá-lo com a copiadora ou está disposto a ler sua proposta de negócios em um piscar de olhos. Claro, aqueles que ajudam apenas para serem amados sempre revelam um traço manipulador, então certifique-se de que você é genuíno.

04 – Ouça melhor

Mencionei como os locutores tendem a ser mais agradáveis, e isso é verdade. Às vezes, o excesso de comunicação deixa as pessoas à vontade. Mas também é importante fazer uma pausa de vez em quando e ouvir. Bons comunicadores respiram de vez em quando! Pessoas agradáveis ​​são sempre ouvintes curiosos para (genuinamente) aprender coisas novas. Os melhores comunicadores falam e falam – e então ouvem uma resposta. Isso os torna os favoritos do escritório.

05 – Realmente e verdadeiramente se importe

Como você desenvolve o traço de personalidade de cuidar? Pode ser difícil, especialmente em uma época de mídia social em que todos estão perigosamente perto de ser narcisistas. Cuidar é um ato de deixar de lado seus próprios interesses e ambições por um tempo e ajudar os outros. Isso requer esforço. Você tem que decidir conscientemente que vai se importar com outra pessoa. Quando você fizer isso, e for genuíno sobre isso, você descobrirá que mais pessoas vão gostar de você.

06 – Admita, você não sabe tudo

Todos nós sabemos como é importante evitar o sabe-tudo do escritório. Por que é que? Parte do motivo é que sabemos que essa pessoa não pedirá nossa ajuda e gostamos de ser úteis. Mais importante, aqueles que têm todas as respostas geralmente estão empurrando seus próprios planos. Em sua atitude presunçosa, eles exibem um senso de orgulho que não é atraente para ninguém.

07 – Vá para a risada, todas as vezes

É difícil odiar um piadista ou alguém que tem uma abordagem despreocupada da vida. Normalmente, as pessoas mais queridas são aquelas que podem encher uma sala de risos. Pode não ser da sua natureza brincar, e tudo bem. Apenas certifique-se de que você está pronto para ver o humor em algo. Seja alguém que consegue rir facilmente e sorrir com frequência. Você vai conquistar as pessoas.

08 – Ilumine-se

Eu vou admitir que estou lutando com este. Eu sou uma pessoa séria com sérias preocupações! (Na maioria das vezes.) Mas é melhor ter uma visão geral da vida. Pessoas realmente sérias estão agindo de forma egoísta porque se concentram demais em seus problemas pessoais. Pessoas muito agradáveis ​​no trabalho são aquelas que podem deixar de lado suas preocupações e seguir o fluxo. Eles são altruístas.

09 – Não seja agressivo

Esta é uma característica interessante – e difícil de dominar. Fiz uma viagem com alguém há alguns anos e lembro como ele me disse que não tem gostos muito distintos. O que isso realmente significa? Para começar, ele não é tão egoísta e não pressiona suas preferências – ele vai almoçar em qualquer restaurante e ouvir qualquer tipo de música. Ele é flexível. Isso o torna agradável porque ele se ajustará à situação.

10 – Admita suas fraquezas

Aquele personagem do programa Mind Games está certo: admitir fraquezas o torna mais simpático. As pessoas os descobrem por conta própria de qualquer maneira. Claro, é importante não agir como uma vítima ou compartilhar seus problemas com todos que encontrar. No trabalho, é normal ir para uma reunião e liderar os desafios que você enfrenta. É mais provável que as pessoas sugiram algumas soluções, venham em seu auxílio e até mesmo deem tapinhas nas costas.

 

John Brandon / Portal Kairós