Como levar a CF-2022 para as salas de aulas?

Neste ano, a Campanha da Fraternidade, em celebração à Quaresma 2022, com início no dia 2 de março, convida a todos a abraçarem os valores cristãos – comunhão, amor e fé – através da educação. Com o tema “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com Sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26) , a campanha, realizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), está diretamente ligada ao Pacto Educativo Global, criado pelo Papa Francisco, a fim de promover novos diálogos acerca da educação.

Com o objetivo de fortalecer a CF 2022, a União Marista do Brasil (Umbrasil) e a Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS) somam-se a CNBB para estimular o espírito comunitário e o aprendizado de uma vida mais amorosa e solidária e lança uma página especial com uma série de materiais sobre a Campanha da Fraternidade disponíveis gratuitamente para download. Um dos lançamentos é o livro digital “Como trabalhar a Campanha da Fraternidade em sala de aula”.

De acordo com José Leão, Diretor Executivo da PMBCS, a educação precisa estar à serviço da vida e do bem-estar coletivo. “Refletir sobre isso é colocar processos educativos à nossa disposição para iluminar caminhos e promover novas e melhores vivências, com relações próximas, justas, pacíficas e espiritualizadas. A ideia é conscientizar sobre o papel da coletividade no desenvolvimento humano e social, promovendo uma mudança que começa nas salas de aula e está muito alinhada com a Missão Marista que há mais de 200 anos busca causar verdadeiras transformações por meio da educação”, explicou.

Videoaulas sobre a Campanha da Fraternidade

Além do e-book (download abaixo) e materiais editáveis para as redes sociais, apresentações e outras comunicações, a página especial sobre a CF 2022 da Umbrasil e da PMBCS também disponibiliza um curso com videoaulas e módulos sobre a campanha, destinado principalmente à comunidade escolar. O curso é do Farol 1817, plataforma de cursos digitais gratuitos da PMBCS. Os módulos das videoaulas trabalham diretrizes pedagógico-pastorais, capacitando professores para uma didática da escuta, em que a construção de diálogos colabora para a aproximação comunitária, rompendo as barreiras do ódio, preconceito e indiferença.

Campanha da Fraternidade 2022 na sala de aula:

Curso

Canal do YouTube

Essa é a terceira vez que a Igreja do Brasil escolhe a educação como norteadora da Campanha da Fraternidade, evidenciando a importância e urgência do tema para o crescimento espiritual e social da população brasileira. Durante o período quaresmal, também serão promovidas ações para avaliar o impacto de políticas públicas no sistema educacional do país, formas de inserir a família como colaboradores das instituições de ensino, propostas educativas, enraizadas no Evangelho, que defendam a dignidade humana e a cultura do encontro e do cuidado e estratégias para uma educação comprometida com novas formas de economia, política e progresso.
Sobre a Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS)

A Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS) é uma unidade administrativa do Instituto Marista que foi idealizada em 1817 por Marcelino Champagnat, na França. Presente no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e na cidade de Goiânia. A instituição atua em prol da missão Marista, que é ser farol que orienta e promove a vivência dos valores do Evangelho, do jeito de Maria, contribuindo para a formação de cidadãos éticos e solidários para a transformação da sociedade, com foco nos direitos de crianças e jovens.

 

Marista / Portal Kairós