A liturgia do mês de abril de 2022
Perdão e reconciliação
Na Área Especial
Liturgia completa da Semana Santa 2022:
Meditações da Paixão de Cristo:
“O perdão e a reconciliação são temas de grande importância no cristianismo e, de várias maneiras, em outras religiões”, afirma o papa Francisco na encíclica Fratelli Tutti (n. 237). Ele nos alerta sobre o risco de não compreender bem esses temas, alimentando, por um lado, “o fatalismo, a inércia ou a injustiça” e, por outro, “a intolerância e a violência”. Para tanto, é necessário voltar o olhar para Jesus, que nos ensina a pedir perdão ao Pai e a perdoar, tendo ele mesmo perdoado na cruz.
“Jesus Cristo nunca convidou a fomentar a violência ou a intolerância” (n. 238), recorda-nos o papa, acrescentando que “o Evangelho pede para perdoar ‘setenta vezes sete vezes'(Mt 18,22)” Contudo, “o cristão deve muitas vezes tomar posição decidida e coerente”, suportando contrariedades por “fidelidade à própria opção”(n. 240). Assim sendo, o caminho do perdão, que conduz à reconciliação e à paz, não exclui a correção fraterna e a justiça, que não podem ser confundidas com vingança ou praticadas com rancor. Ninguém alcança a paz destruindo o outro ou desencadeando vinganças (n. 242).
Intenção da liturgia do mês de abril de 2022: Para que o compromisso dos profissionais da saúde na assistência às pessoas doentes e aos idosos, sobretudo nos países pobres, seja apoiado pelos governos e pelas comunidades locais.
Sendo a Fratelli Tutti uma encíclica social, as palavras do papa Francisco se aplicam não somente aos relacionamentos entre pessoas, mas têm também implicações na vida de uma família, grupo ou país. Em vez da vingança e do ódio, é preciso “superar o mal com o bem”(Rm 12,21) e promover “a reconciliação, a solidariedade e a paz”(n.243).
Somos convidados a fazer a experiência do perdão e da reconciliação, como caminho de vida nova e de paz, celebrando o mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus, especialmente com o Tríduo Pascal, que ocupa o centro deste mês e de todo o ano litúrgico. A centralidade da Páscoa na liturgia deveria se prolongar na vida cotidiana. Ao celebrar a Páscoa, diante de tantos desafios sociais e pastorais, renovamos a certeza da vitória da vida e do amor alcançada por Cristo. Com o Senhor ressuscitado e graças a ele, cremos na vitória da vida sobre a morte, do amor sobre o ódio, do perdão sobre a vingança, da paz sobre a violência, da graça sobre o pecado.
Participando da Eucaristia e meditando diariamente a Palavra de Deus, possamos contribuir para a vivência do perdão e da reconciliação entre as pessoas, nas famílias e na sociedade.
Dia / Comemorações da liturgia do mês de abril de 2022
02 – São Francisco de Paula
03 – 5° domingo da Quaresma
04 – Santo Isidoro
05 – São Vicente Ferrer
07 – São João Batista de la Salle
10 – Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor
14 – Ceia do Senhor 2022
15 – Paixão do Senhor 2022
16 – Vigília Pascal 2022
17 – Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor
24 – 2° domingo da Páscoa (Domingo da Divina Misericórdia)
25 – São Marcos Evangelista
28 – São Pedro Chanel / São Luís Maria Grignion de Montfort
29 – Santa Catarina de Sena
30 – São Pio 5°
D. Sérgio da Rocha – Cardeal Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil / Portal Kairós