Conheça o Retiro Quaresmal dos Jesuítas 2019

Material do Retiro Quaresmal 2019 está disponível para download

A Quaresma é um tempo de preparação para a Páscoa, no qual busca-se fazer uma experiência da presença amorosa de Deus na vida cotidiana. Esse período vai da Quarta-feira de Cinzas até a missa da Ceia do Senhor, na Quinta-feira Santa, sem incluí-la.

Segundo o padre Luís Renato Carvalho de Oliveira, para todo cristão, o itinerário fundamental desse tempo é o da conversão do coração e da solidariedade para com o próximo. Todos os anos, o jesuíta prepara o material do Retiro Quaresmal. “Dessa experiência deverá brotar em nós, como resposta ao amor de Deus, o desejo e a prática de um relacionamento pessoal e amoroso com Ele em todos os momentos e situações de nossa vida”, afirma.

De acordo com o jesuíta, “as pessoas que, nesta experiência, respondem com empenho e fidelidade à graça de Deus, tem obtido como fruto um notável crescimento em sua vida de fé, de oração, na convivência familiar e comunitária, no trabalho pastoral-evangelizador e no desejo de aprofundar sempre mais sua intimidade com Deus”.

Padre Luís Renato explica que durante o Tempo da Quaresma é realizado também a Campanha da Fraternidade da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos no Brasil). Em 2019, a campanha terá início no dia 6 de março e o tema será Fraternidade e Políticas Públicas e o lema Serás libertado pelo direito e pela Justiça.

Sobre o material do Retiro Quaresmal, o jesuíta afirma que todos os cristãos devem ajudar na divulgação da proposta em sua paróquia. “Avise nas missas, encontros e reuniões das comunidades, fazendo o convite a jovens e adultos. O bom mesmo é o convite boca a boca, você conhece seu povo, sabe de suas lideranças, e o quanto uma experiência assim é importante”, ressalta.

Padre Luís Renato explica que é possível fazer a experiência do Retiro Quaresmal sozinho ou em grupo, mas lembra que é fundamental seguir alguns elementos básicos:

 – Dedicar 30 minutos à oração pessoal diária e rever esta oração durante alguns minutos.
 – Participar de um encontro semanal para partilha da oração, orientações e entrega do material da próxima semana.

 

Baixe os materiais do Retiro Quaresmal 2019:

 

Portal Kairós / Pe. Luís Renato, SJ – Jesuítas / Brasil