Retiro Popular Quaresmal: o novo subsídio para a CF 2020

O Retiro Popular Quaresmal quer ser um retorno às fontes cristãs para transformar este rico período em um grande retiro, no qual pessoa, comunidade e sociedade se articulem, em um processo de conversão, para a busca da vida plena.

A proposta com esse Retiro é que façamos um tempo semanal de oração comunitária, dois breves tempos diários (cerca de 10 minutos) de oração pessoal e um calendário de atividades e exercícios de santificação para todos os dias da quaresma. Além disso, recomenda-se que essas atividades se somem a outras iniciativas como o exercício da Via-Sacra de modo pessoal e comunitário, a participação nos Círculos Bíblicos da CF-2020, a celebração da Reconciliação e da Eucaristia e etc.

O tema da CF 2020 é “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele (Lc 10,33-34)”. O tema e lema reforçam a dimensão do cuidado, sendo por este motivo que o cartaz apresenta Irmã Dulce, pois seu modo de cuidar sinaliza uma Igreja em saída. A ideia principal é cuidar das pessoas que estão próximas.

A CF 2020 está sintonizada com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023), no que diz respeito à imagem da casa em que se permite o ingresso e a saída. É, ao mesmo tempo, lugar de acolhimento e envio. Com isso, ela remete aos dois grandes eixos inspiradores dessas Diretrizes: comunidade e missão. A casa é a imagem do que as Diretrizes chamam de comunidades eclesiais missionárias.

Quer viver o melhor da Campanha da Fraternidade juntamente com toda a Igreja?

De forma simples, apresentamos 4 motivos para que o subsídio Retiro Popular Quaresmal não fique de fora do material que você utilizará na CF 2020. Confira abaixo!

01 – A proposta do Retiro Popular Quaresmal é ser um retorno às fontes cristãs para tornar esse rico período um grande retiro. Com esse subsídio, encontramos, de forma prática, um caminho para percorrer o processo de conversão, em busca da vida plena, Dom de Deus e compromisso de todo cristão;

02 – O Retiro nos conduz a dois breves momentos diários (cerca de 10 minutos cada) de oração pessoal, um pela manhã, em diálogo com a Palavra de Deus para fecundar todo o dia; e outro à noite, antes de dormir, para rever os exercícios e a vivência do retiro quaresmal naquele dia, em um exame diário da consciência;

03 – O subsídio contém orientações para um momento semanal de oração comunitária (sugere-se a cada domingo da Quaresma), que pode ser feito na paróquia, na comunidade, na escola, na aldeia, no condomínio e no trabalho;

04 – Por fim, o Retiro inclui um calendário de atividades e exercícios de santificação para todos os dias da Quaresma.

O ideal é que o Retiro Popular Quaresmal seja somado a outras iniciativas da CF 2020, por exemplo o exercício da Via-Sacra, de modo pessoal e comunitário, e a participação nos Círculos Bíblicos.

Você pode adquirir na livraria católica de sua cidade ou no site da CNBB.

 

CNBB / Portal Kairós