Dificuldades econômicas impedem jovens cingaleses de participar da JJA
“Esperamos até o último momento poder enviar nossos jovens à Indonésia, mas tivemos que nos deparar com as dificuldades econômicas.” Foi o que disse à agência missionária AsiaNews o capelão nacional da Federação dos jovens católicos do Sri Lanka, Pe. Malcolm Perera.
Dificuldades econômicas impedem participação dos jovens cingaleses
Com pesar, o sacerdote confirmou que este ano os jovens do país asiático não poderão participar da VII Jornada da Juventude Asiática (Ayd), programada para realizar-se de 30 de julho a 6 de agosto em Jogyakarta, na ilha indonésia de Java. “Mas já estamos estudando as modalidades para encontrar ajudas econômicas que nos permitam participar do encontro de 2019”, acrescenta o capelão.
Aguardados ao menos 3 mil jovens de 26 nações
A Jornada da Juventude Asiática convida a participação dos jovens católicos provenientes de todos os países da Federação das Conferências Episcopais Asiáticas. O tema do evento deste ano é: “Alegra-te juventude da Ásia! Viver o Evangelho na Ásia multicultural – anunciar em nossas línguas as grandes obras de Deus (At 2,11). Estão sendo aguardados ao menos 3 mil jovens de 26 nações.
Pe. Malcolm diz ter falado “com as dioceses e com representantes de todos os níveis. Nenhuma comunidade católica conseguirá fazer com que os jovens possam ir, devido ao custo da viagem e da preparação”.
Iniciativas culturais ajudarão a angariar fundos
Vistas as dificuldades financeiras da Igreja católica local, o capelão afirma que estão sendo planejadas algumas manifestações culturais, como espetáculos musicais e representações teatrais, de modo a poder angariar os fundos necessários para participar na próxima Jornada da Juventude Asiática.
Nesses esforços “temos o apoio do nosso bispo, da Diocese de Jaffna, Dom Justin Bernard Gnanapragasam. Também os jovens devem entender a situação e trabalhar juntos pelo objetivo e a longo prazo”, ponderou o sacerdote.