Jovens católicos alemães participarão em massa de questionário sindal

Berlim (RV) – “Acolhemos com grande satisfação que o Vaticano tenha lançado este amplo processo de consulta”: assim se expressa o presidente nacional da Federação dos Jovens Católicos Alemães, Wolfgang Ehrenlechner, sobre a publicação on-line da sondagem sobre o Sínodo para os jovens.

Conferência episcopal e Federação juvenil traduzirão sondagem para o alemão

O texto foi até então publicado em inglês, francês, italiano, espanhol e português. Proximamente se terá também a versão em alemão. Wolfgang expressou porém uma crítica sobre esse aspecto: “esperávamos que todos os jovens pudessem participar diretamente na própria língua após a publicação”, disse ele, informando que o próximo passo será a colaboração entre a Conferência episcopal alemã e a federação dos jovens católicos alemães para uma tradução a ser colocada em rede, que estará prontamente inserida no site oficial do Sínodo.

Jovens alemães deverão participar em massa

Para Wolfgang, a participação dos jovens alemães será maciça: “É importante que o maior número possível de jovens na Alemanha participe e partilhe com a Igreja aquilo que espera dela e aquilo que lhes interessa e esperamos que as respostas sejam amplamente inseridas nas discussões sinodais”, disse o presidente dos jovens católicos alemães.

Muitas perguntas são difíceis

Referindo-se ao questionário, Wolfgang evidenciou que “muitas perguntas não são fáceis de responder”. Mas me sinto feliz porque é uma sondagem muito ampla: em 60% do questionário o Vaticano quer saber como os jovens imaginam a vida e seu futuro. Depois as perguntas dizem respeito à fé e àquilo que se espera da Igreja”. (RL – Sir)

br.radiovaticana.va

Baixe materiais especiais para seu grupo