Encontro catequético sobre a Campanha da Fraternidade 2020

Objetivo

Compreender a importância do amor ao próximo e que em Cristo, com Cristo somos todos irmãos.

Material

Caixa de som, fósforo ou isqueiro, fita crepe, folha A4, E.V.A, cola, tesoura, lápis de cor.

Ambiente

Apresentamos a Campanha da Fraternidade 2020

Altar com a imagem ou quadro da Santa Dulce dos pobres, um crucifixo, uma vela acesa, cartaz da campanha da fraternidade 2020. Colar ao fundo do altar figuras de olhos ou rostos, corações e mãos.

Local

Sala de catequese

Desenvolvimento

1º – Momento – Acolher os catequizandos ao som do hino da Campanha da Fraternidade;

2º – Momento – Momento orante: Fazer a oração da campanha da fraternidade 2020, o catequista fala e os catequizandos repetem. Depois leia para os catequizandos Mt 5, 38-48 e mostre para todos a importância do AMOR AO PRÓXIMO, até mesmo com os inimigos, pois hoje muitos julgam, mas amanhã quem julgou pode precisar daquele que foi julgado.

3º – Momento – O catequista convida os catequizandos a olhar para o altar e pergunta:

a) Hoje iremos refletir sobre o tema e o lema da campanha da fraternidade 2020. No altar tem escrito o tema e o lema da campanha, quem gostaria de ler em voz alta para todos?
b) Atrás do altar tem alguns símbolos. Quais são?
c) Qual ligação os símbolos tem com o lema da campanha da fraternidade? Observação: Se os catequizandos tiverem dificuldade, informe-os que os olhos ou rostos representam a palavra VIU. Os corações representam as palavras SENTIU COMPAIXÃO. As mãos representam as palavras CUIDOU DELE.
d) O que é COMPAIXÃO?
e) Na sociedade quais problemas devemos perceber (VER), SENTIR COMPAIXÃO e CUIDAR para amenizar a situação? Como podemos CUIDAR?

O bom Samaritano: tema da Campanha da Fraternidade 2020

4º – Momento – Contar a história de Santa Dulce dos pobres e depois explicar porque ela é conhecida como a intercessora dos pobres e mais necessitados. Perguntar os catequizandos quais exemplos ela nos ensina. Em seguida, montar um porta-retrato de EVA e colocar nele o desenho de Santa Dulce dos pobres que os próprios catequizandos vão colorir.

5º – Momento – Perguntar os catequizandos quais famílias, instituições, pessoas, entre outros, que eles conhecem e carecem de doações. Juntos escolham uma (ou todas) e façam uma campanha de arrecadação de doações. (Se possível)

Ação

Durante a semana pedir doações para seus amigos, vizinhos, parentes e comerciantes. Para no próximo encontro ir à entidade escolhida fazer a entrega. Lembre-se que não é só chegar e entregar e sim apresentar o tema da campanha da fraternidade 2020, realizar um momento orante com a palavra de Deus e evangelizar. (Se possível)

Momento final

Fazer juntos a oração de Santa Dulce dos Pobres.

Materiais do Encontro catequético sobre a Campanha da fraternidade 2020

Olhos – Rostos
Corações
Mãos

Mais materiais para atividades nas escolas e na catequese

Materiais do Encontro catequético CF 2020:

Oração da Campanha da Fraternidade 2020

Oração à Santa Dulce

Hino da CF 2020

Cartões do Encontro catequético CF 2020:

Na Área Especial

Cartões do Encontro catequético CF 2020 em alto resolução para imprimir:

Textos do Encontro catequético CF 2020 em word / pdf:

 

Cartaz oficial CF 2020

A História de Santa Dulce dos Pobres

 

Catequese com Crianças / Portal Kairós