Estâncias de Rafael com nova iluminação, “mais natural e muito menos agressiva”

Cidade do Vaticano (RV) – As quatro Estâncias que Rafael decorou no Vaticano no século XVI, passaram a contar desde a última quinta-feira, com uma nova iluminação led, que confere aos impressionantes afrescos – entre eles “A Escola de Atenas” – uma luz mais natural e muito menos agressiva.

Foi a Diretora dos Museus Vaticanos, Barbara Jatta, a inaugurar esta nova instalação formada por 2.400 lâmpadas led (600 por sala). A novidade “acrescenta valor” às recentes restaurações realizadas.

O projeto foi executado pela empresa alemã Osram, a mesma que modificou a iluminação da Praça São Pedro e da Capela Sistina.

Economia energética de 70%

O Diretor Executivo do projeto, Carlo Maria Bogani, explicou na ocasião que o objetivo era conferir “uma iluminação única à pinturas únicas no mundo”. E o led – observou ele – permite apreciar de uma maneira “mais natural” os afrescos, evitando que a luz comprometa o estado de conservação, sem falar que representa uma economia energética de 70% em comparação ao método convencional adotado anteriormente. Ademais, o novo sistema oferece “importantes resultados”, ressaltando e respeitando as cores originais dos afrescos.

Conservação de pigmentos

Já o Diretor de Serviços Técnicos do Governatorato do Vaticano, Rafael García de la Serrana, explicou que com a nova iluminação, as obras de Rafael são muito mais valorizadas, garantindo “a conservação dos pigmentos usados há 500 anos”.

Um dos maiores êxitos do uso de tal tecnologia – acrescentou – é que “parece não existir uma iluminação artificial, e mesmo assim se vê muito bem”.

As quatro Estâncias de Rafael

As quatro Estâncias de Rafael estão no segundo andar do Palácio Apostólico e foram decoradas entre 1508 e 1524 pelo gênio renascentista e seu discípulos:

  • a Estância da Signatura, decorada por Rafael entre 1508 e 1511, batizada com o nome do mais importante Tribunal da Santa Sé: a “Segnatura Gratiae et Iustitiae”, presidido pelo Papa e que geralmente se reunia aqui nesse ambiente. Os afrescos celebram as ciências humanas da época: a teologia, a filosofia, a poesia e o Direito. Entre estes, está “A Escola de Atenas” com Platão e Aristóteles no centro, como ponto cardeal do restante dos pensadores da época;

  • a Estância de Heliodoro, projetada em 1511 quando a Estância da Signatura estava para ser completada. O Papa tinha sido expulso de Bolonha e muitos exércitos inimigos procuravam dominar várias partes da península itálica. Por isso o tema principal escolhido para essa sala foi a proteção de Deus sobre a Igreja, mostrando momentos milagrosos em que o mal foi vencido e o inimigo foi derrotado;

  • Estância do Incêndio do Borgo – nessa sala o tema principal é exaltar a figura do Papa Leão X, contando também a vida de outros dois Papas com o mesmo nome Leão III e Leão IV. Mas também está retratada a coroação de Carlos Magno e a Batalha de Óstia, com o triunfo da batalha papal contra os sarracenos.

  • Estância de Constantino, dedicada aos recebimentos, oficiais, recorda a conversão de Constantino I, o Imperador que transformou o cristianismo em religião oficial do Império Romano. O tema principal conta a história do Imperador e exalta a Igreja na sua vitória contra o paganismo e os assédios inimigos contra a cidade de Roma. (JE)

br.radiovaticana.va

Baixe materiais especiais para seu grupo