Resgatando o tema da CF 1994 para a Hora da Família 2019

“A Família, como vai?”, porque o resgatar o tema CF 1994?

De 11 a 17 de agosto de 2019

Em 1994 a Igreja no Brasil convidava os cristãos a refletir profundamente sobre a sua vivência familiar, com o tema proposto pela campanha da fraternidade: “A Família, como vai?”. Vinte e cinco anos depois a pergunta ainda nos é atual, por isso, a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Familiar da CNBB convoca toda Igreja à celebrar as bodas de prata daquela campanha durante as celebrações da ‘Semana Nacional da Família!’ que acontece na segunda semana do mês de Agosto.

Porque o resgate do tema?

Naquele ano de 1994, que era também reconhecido como o Ano Internacional da Família, o então Papa São João Paulo II dizia em sua mensagem pontifícia aos brasileiros, sobre o tema da campanha da fraternidade, que uma das instituições mais amadas por Deus, sem dúvida, é a Família.

Aquele tema que despertava à reflexão para nossa vivência familiar, também seria motivo de luz para a nossa Pastoral Familiar. A pergunta tema “A família, como vai?”, se encaixa perfeitamente com a nossa missão que é o zelo e o cuidado pela família e pela vida. De modo que não pode haver família sem o dom da vida, não poderia também faltar reflexões em defesa da vida, daquele que já faz parte da família desde o ventre de sua mãe.

Seguindo a missão de evangelizar a família e proteger a vida, a Pastoral Familiar busca sempre em seus materiais conduzir seus membros para o trabalho a serviço do Reino, à espiritualidade e a formação contínua. Deste modo, em cada subsidio produzido pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar, Hora da Família, Hora da Vida, e tantos outros livros e livretos que possuem um convite para um constante progresso de nível espiritual e de conhecimento sobre a família e a vida, colaborando assim para com os trabalhos realizados pelos seus membros.

Tendo em vista a importância que o tema daquela campanha da fraternidade carregava, a Comissão Nacional da Pastoral Familiar resolveu trazer este tema que tanto nos fala nos diferentes aspectos de nosso cotidiano. Conscientes de que nossa missão é evangelizar e defender a vida e a família, repetir este convite à reflexão é mais do que oportunidade, é graça de Deus para que possamos nos fortalecer no chamado para a evangelização e à defesa da vida e família que é o fundamento de nossa pastoral.

O tema “A família, como vai?” nos apresenta um questionamento que deve primeiro passar por nós, por isso, deixemos também que o evangelho toque nossas vidas e nossas famílias para que possamos com entusiasmo e alegria, por conhecer o Cristo, levar a Boa nova do evangelho impresso em nossas vidas!

O subsídio Hora da Família orienta a vivência da Semana Nacional da Família que ocorre de 11 a 17 de agosto de 2019.

 

Pastoral Familiar / Portal Kairós