Apresentando a Novena e Festa da Padroeira 2019

Novena e Festa da Padroeira 2019
Com Maria: escolhidos e enviados em missão!
03 a 12 de outubro

Festa da Padroeira 2019 será dedicada à missão e à Igreja na Amazônia

A Novena e Festa da Padroeira 2019 em outubro de 2019 vai refletir a ação da Igreja na Amazônia, com inspiração no mês missionário extraordinário, convocado pelo Papa Francisco neste ano.

Sob o tema ‘Com Maria escolhidos e enviados em missão’, padre João Batista, na época reitor do Santuário Nacional explicou o objetivo dessa escolha, afirmando que a Amazônia é uma terra de missão. “Primeiro, é um tema missionário, e a Amazônia é uma terra de missão. Segundo, porque esse tema será uma junção entre o Sínodo da Amazônia com o mês missionário extraordinário. Os dois vão acontecer em outubro e a festa de Nossa Senhora é também no mês de outubro. Então, por isso, vimos a importância de trazer essas reflexões para fortalecer e motivar esse olhar missionário nos devotos”.

Como um dos elementos importantes da Festa, padre João Batista anuncia que a marcenaria da Diocese de Óbidos no Pará produziu uma cruz das Pontifícias Obras Missionárias, organismo que reúne diversas congregações religiosas que trabalham na animação, formação e cooperação missionária em todo o mundo.

Uma outra cruz, igual à do Santuário de Aparecida, foi confeccionada para ser entregue ao papa Francisco, como ícone do mês missionário extraordinário.

Conheça a Cruz Missionária

1) A haste está em forma de espiral ascendente. Recorda o movimento característico da missão que parte da encarnação em direção a Páscoa de Jesus, crucificado e ressuscitado que ilumina e transformando a realidade.
2) Os cravos, testemunham o martírio de Jesus na Cruz.
3) As flores que brotam da cruz, representam a vida nova que nasce da Páscoa de Jesus Cristo. Em meio a dor e sofrimento, Deus se manifesta e faz ressurgir a esperança e alegria do Evangelho.
4) A inscrição IHS, significa: Jesus, Filho de Deus, Salvador dos Homens.
5) Relíquia de Santa Nazaria Ignacia, fundadora de uma congregação religiosa missionária na Bolívia

 

 

Para as comemorações da Novena e Festa da Padroeira 2019, o leigo continuará em destaque, a exemplo da novena de 2018 pois, segundo o reitor, é impossível falar de missão sem envolver o leigo.

“Falar de missão hoje sem envolver o leigo é simplesmente abortar a realidade, porque o leigo participa ativamente da missão da Igreja e, depois do Vaticano II, essa participação foi ainda mais ativa, tanto que um grande número de comunidades no Brasil não tem padres. São leigos que levam a Palavra de Deus e garantem o dia a dia nessas comunidades”, ressaltou.

Além da festa, o reitor salienta que as celebrações a cada dia 12 do mês deverão ser mantidas, para que o povo viva e se prepare para as festividades de outubro o ano todo. “De janeiro a setembro são nove meses; portanto, são nove encontros, é uma novena que se faz. A partir do que nós rezarmos nos textos da novena de 2019, as reflexões de cada mês serão definidas para irmos rezando com o povo”.

Como previsto, em dezembro de 2018, os textos da novena de 2019 ficaram prontos para a organização das celebrações do dia 12 de cada mês.

“Foi uma experiência boa rezar a cada dia 12. Uma experiência oracional que valeu a pena, uma herança da preparação da festa do tricentenário, que começou lá com a cerimônia do manto e assim foi evoluindo, até chegar na celebração da adoração a cada dia 12. Por isso, pretendemos manter essas celebrações”, afirmou o reitor.

Festividades de Nossa Senhora Aparecida em 2018

01 – Só no dia 12 de outubro, 160 mil romeiros prestigiaram a programação de comemoração da Padroeira do Brasil;

02 – Nas cinco celebrações eucarísticas do dia 12, mais de 53 mil hóstias foram distribuídas;

03 – Somente para a missa solene às 9h, foram necessários mais de 100 ministros da eucaristia. O total para o dia foi de 325 ministros;

04 – A capacidade do estacionamento chegou ao máximo, fechando pela primeira vez no ano de 2018, às 8h30 da manhã;

05 – Cerca de 97 mil devotos conseguiram utilizar o estacionamento do Santuário no dia 12. Os demais veículos tiveram que aproveitar os estacionamentos externos disponíveis ou as ruas da cidade de Aparecida;

06 – Mais de 20 mil peregrinos participaram da Procissão Solene, acompanhando a Imagem da Mãe Aparecida, da Basílica Velha ao Santuário Nacional, pelas principais ruas da cidade às 15h;

07 – Mais de 20 andores foram decorados para as procissões, novenas e celebrações especiais no período de 3 a 12 de outubro.

08 – Entre sexta e domingo, mais de 285 mil devotos visitaram o maior templo Mariano do mundo.

 

A12 / Portal Kairós