Igreja no Uruguai celebra neste mês de junho “Mês vocacional”

Montevidéu (RV) – Com o tema “Eu sou aquele que te fala”, a Igreja no Uruguai está celebrando neste mês de junho o “Mês vocacional”. Uma iniciativa que envolve todas as dioceses do país empenhadas em apoiar e ajudar toda pessoa a encontrar seu lugar na vida segundo o plano de Deus.

Vocação é chamado à vida

“Habitualmente se entende como vocações as que se referem ao sacerdócio ou à vida religiosa, mas a vocação significa muito mais que isso. Em primeiro lugar, é um chamado à vida. Ademais, em todos os momentos da vida, é o chamado ao amor” – ressaltou o encarregado pelas vocações na Arquidiocese de Montevidéu, Pe. Mauro Fernández.

Segundo o sacerdote, cada um, adequando-se à própria realidade, deverá perguntar-se “O que Deus quer da minha vida? Qual o plano de Deus para mim?”.

As iniciativas para o “Mês vocacional”

Na abertura do “Mês vocacional”, o arcebispo de Montevidéu, Cardeal Daniel Sturla, ao convidar os párocos a promover iniciativas particulares de oração recordava numa carta que “somos chamados a viver o mandamento do Senhor: ‘Pedi, pois, ao Senhor da messe para que mande operários para a sua colheita’”.

Vídeo sobre as várias vocações

Em cada semana de junho será divulgado – através vários portais web – um vídeo sobre as várias vocações: vida consagrada, vida religiosa, vida sacerdotal e vida matrimonial. Outra atividade será um workshop intitulado: “Encontrar o caminho”, que se realizará no próximo sábado, 17 de junho, na Universidade Católica de Montevidéu.

Jovens e adolescentes poderão aprofundar temas ligados às escolhas de vida, seja uma profissão ou mesmo a vocação religiosa, com a ajuda de psicólogos, sacerdotes e seminaristas. (RL)

br.radiovaticana.va

Baixe materiais especiais para seu grupo