Apresentando a Novena e Festa da Padroeira 2023

Novena e Festa da Padroeira 2023

Pela terceira vez, e sempre com muita alegria, a Igreja do Brasil celebra o Ano Vocacional Nacional. Foi assim em 1983, em 2003 e agora em 2023! A cada 20 anos, renovamos a alegria de celebrar nossa vocação: este especial chamado que de Deus nós recebemos.

A Novena e Festa da Padroeira 2023 nos convida a unir preces e corações por mais um ano vocacional. Na companhia de Maria, renovamos a certeza de que nossa vocação é amar e servir. Somos chamados a renovar nossa vocação de construir e manter a Casa da Mãe Aparecida.

Minha vocação sacerdotal e religiosa foi despertada no contexto do Ano Vocacional Nacional de 1983. Ainda na adolescência, aquele primeiro Ano Vocacional incentivou-me a servir a Igreja como Missionário Redentorista.

O tema escolhido para esta Novena nos faz entender a dimensão missionária do chamado de Deus: Maria, ensinai-nos que vocação é graça e missão! Nossa expectativa principal é despertar vocações sacerdotais e religiosas, sempre a serviço da Igreja de Cristo.

Toda vocação é missão dada por Deus, e, também por isso, esta novena quer celebrar todas as dimensões vocacionais, incluindo a vocação da família, dos leigos, dos jovens e de outros ministérios que promovem a construção de um mundo de justiça, fraternidade e paz.

Em sintonia com o Ano Vocacional, a Novena e Festa da Padroeira 2023 renova nossa disposição para o serviço missionário, à luz da Palavra de Deus. Toda a comunidade cristã é responsável pela animação, pelo cultivo e pela formação das vocações. Estimular a cultura vocacional é um jeito de ser Igreja e missão de todos nós.

Que a Festa da Mãe Aparecida ajude a Família dos Devotos a discernir e a acolher o chamado de Jesus como graça, na perspectiva do amor e do serviço! Que tenhamos novas oportunidades para nos fortalecer como uma família que reza pelas vocações, cuida, acolhe, constrói e evangeliza!

O primeiro compromisso vocacional da Família dos Devotos é cuidar da Casa da Mãe. Recebemos de Deus essa missão. Somos agradecidos a vocês que nos ajudam a construir e a edificar este grande Santuário. Agradeço, de coração, o especial carinho que a Família dos Devotos manifesta pelo Santuário Nacional.

A vocação do Santuário de Aparecida é construir vidas, promover esperança e fazer deste mundo um lugar melhor e mais feliz para todos, especialmente para os mais pobres. Por meio do amor a Nossa Senhora, tomamos consciência da nossa própria vocação, do chamado que Deus dirige a cada um de nós. Ele nos convida a fazer parte da Igreja de Cristo e da Família dos Devotos.

Hino da Novena e Festa da Padroeira 2023:

Cifra e partitura do hino da Novena da Padroeira 2023

Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R.
Reitor do Santuário Nacional

 

A12 / Portal Kairós