Indonésia: gesto de tolerância e respeito entre cristãos e muçumanos

A cooperação inter-religiosa entre cristãos e muçulmanos é percebida e apreciada sobretudo por ocasião das respectivas festas religiosas, que se tornam um momento especial para expressar proximidade e participação solidária.

Com este espírito, a Catedral de Jacarta, dedicada a Santa Maria da Assunção, decidiu colocar à disposição dos fiéis muçulmanos os espaços adjacentes ao templo, visto que em 25 de junho se celebra a festa do Id al Fitr, que conclui o mês santo islâmico do Ramadã.

De fato, a Grande Mesquita Istiqlal, em Jacarta, onde se reunirão milhares de pessoas, localiza-se na frente da Catedral católica.

E os fiéis muçulmanos que desejarem ir à mesquita para a oração da manhã, poderão estacionar suas motos ou automóveis no complexo da Catedral.

Gesto de cordialidade e respeito se repete há 30 anos

Este gesto de cordialidade recíproca acontece há 30 anos. A mesquita oferece a mesma possibilidade aos fiéis cristãos por ocasião do Natal, da Semana Santa ou de outros grandes eventos que se realizam na Catedral.

Diante do evento, que envolverá grande parte da população muçulmana da capital, o Conselho Pastoral da Catedral também decidiu alterar – somente para o domingo 25 de junho – os horários das Santas Missas (serão 4 celebradas naquele domingo), cancelando a primeira celebração da manhã, horário em que se prevê a presença maciça de fiéis muçulmanos.

É possível que decisão crie – se admite – alguma dificuldade para os fiéis que costumam frequentar a missa às 6 horas.

Adriana Yeanne Kawuwung, paroquiana da Catedral de Jacarta, declarou à Agência Fides, que “aquele horário é para nós o momento preferido para encontrar e falar com o Senhor, porque a Catedral não está tão cheia de fiéis e não faz muito calor”.

Sinal tangível de harmonia religiosa, de amizade e de tolerância

“Mas – acrescenta – em sinal de respeito e apoio aos nossos irmãos muçulmanos que usarão o estacionamento, poderemos escolher outro horário ou mesmo outra igreja. É importante na Indonésia dar um exemplo e um sinal tangível de harmonia religiosa, de amizade e de tolerância em um tempo em que se observa na sociedade uma crescente intolerância”.

 

br.radiovaticana.va

Baixe materiais especiais para seu grupo