Jesus fundou a igreja Católica ou não?

Chamou? Organizou? Estabeleceu lideranças? Era ele o líder? Nomeou líderes?

Estabeleceu hierarquia? Celebrou memórias? Propôs um futuro? Usou do passado para celebrar o presente e do presente para apontar o futuro? Celebrou um culto básico?

Pediu que seus discípulos preparassem outros discípulos?

Deu importância às escrituras do passado e da época? Dialogou com gente de outra fé? Exortou? Corrigiu? Apascentou? Incentivou?

Deu significado à água, ao vinho e ao pão? Quis ser lembrado pela comunhão entre eles?

Enviou-os em seu nome? Disse que sua mensagem de boa nova era só para o seu grupo ou era para todos os de boa vontade?

Mandou os seus discípulos só para Israel ou para todo o mundo, começando por Israel?

Preveniu contra as divisões, intrigas e disputa por poder? Alertou contra os que usariam de prodígios e milagres para estabelecer poder sobre os fiéis?

Alertou sobre o futuro, dizendo que muitos viriam dizendo que ele os enviara? Queria uma igreja viva nem conservadora nem avançada demais?

Criou assembleias? Os discípulos fizeram a mesma coisa? Não queria que os líderes mandassem com dureza, mas com caridade e com consultas? Pediu obediência à Igreja?

Considerou demoníacos os que quisesse se apossar-se do poder na igreja? Perdoou os traidores mas deixou claro que não seriam felizes a menos que se convertessem para a caridade?

Estabeleceu como primeira virtude o amor, a fraternidade e a caridade?

Se Jesus fez tudo isso então ele fundou uma igreja. E se alguém aparece dizendo que a verdadeira igreja é dele que alguém fundou há 40 ou 5 anos porque só eles entenderam a verdadeira mensagem de Jesus, alguém está confuso ai…

E quem segue este pregador, nas redes sociais, também está escorregando nas suas leituras de Bíblia!

 

Pe Zezinho, scj
https://www.facebook.com/padrezezinhoscj/