JMJ do Rio: de histórias de fé, o nascimento do amor

Cada jovem que participa das Jornadas Mundiais da Juventude, idealizadas por João Paulo II, leva consigo histórias de fé e esperança reafirmadas pelo encontro com o Papa. Em 2013, no Rio de Janeiro, grupos de brasileiros de diversas partes do país se mobilizaram à sua maneira para poder acompanhar de perto a mensagem de Francisco.

Laura Pedott Lansana, de 21 anos, participava do grupo de jovens da Paróquia de Santo Antônio, de Jacutinga/RS. Ela contou que, na época, com 17 anos, ainda não sabia muita coisa sobre as JMJ. Porém, assim que tomaram conhecimento do evento, que reunia jovens do mundo inteiro “para evangelizar e conhecer o Papa Francisco”, o grupo se mobilizou, fez várias ações junto à comunidade para arrecadar fundos para depois poder viajar do sul do Brasil até o Rio de Janeiro. Todo mundo se dedicou muito para que o sonho se tornasse realidade.

Os jovens, no entanto, estavam um pouco assustados pela realidade que conheciam do Rio através da mídia, mas “nada que é ruim vem de Deus e estávamos indo ao encontro dele”, disse Laura.

O grupo foi hospedado em casas de família do bairro de Campo Grande, no Rio, “que acolheram os jovens como filhos”. Segundo Laura, foi uma semana intensa, de chuva, de frio, sem horários, mas com uma vivência especial entre jovens do mundo inteiro que nem se conheciam: “todos carregavam sua fé e sua vontade de estar ali”, desde as peregrinações até as celebrações e, inclusive, os encontros mais próximos, como aconteceu quando Laura conheceu André:

“Tudo que eu levo pra vida é o meu namorado. A gente se conheceu na Jornada do Rio, viramos amigos, conversamos durante um ano e, depois de um tempo, começamos a namorar. O que de mais especial eu levo da JMJ é o meu namorado e a nossa fé, unidos num só coração, que é o que há de mais forte e quero levar pra vida inteira. Esse presente me foi dado na Jornada! Vou contar para os meus filhos e também espero que eles possam participar de Jornadas, assim como eu e o André.”

Até hoje as palavras do Papa ecoam na vida do casal, palavras que motivaram a “evangelizar e a levar a Palavra de Deus para todo o Brasil e para quem mais precisasse”.

 

br.radiovaticana.va

Baixe materiais especiais para seu grupo