Líbano: o Sínodo maronita centrado no Ano do martírio

Bkerké (RV) – Reforma litúrgica e Ano do martírio e dos mártires maronitas que se concluirá em 2 de março de 2018. Estes foram alguns dos temas que estiveram no centro dos trabalhos da assembleia do Sínodo da Igreja Maronita, que se concluiu no último sábado (17/06), na sede do Patriarcado, em Bkerké, Líbano.

Participaram da assembleia os bispos do Líbano e da diáspora maronita, dentre os quais os prelados do Oriente Médio, Terra Santa, Europa e Estados Unidos. Durante a reunião, dedicada às próximas Jornadas mundiais da Juventude maronita que se realizarão no Líbano de 15 a 25 de julho deste ano, foram ouvidos os testemunhos dos bispos maronitas da Síria e Iraque.

Os bispos contaram e recordaram os sofrimentos e destruições sofridas pelas comunidades maronitas por causa dos conflitos em andamento na região. Em particular, foram ouvidas com grande emoção as palavras dos bispos maronitas da Síria, das Dioceses de Damasco, Aleppo e Lattakia.

“O Ano do martírio é uma ocasião única para renovar o compromisso de testemunhar Cristo e fazer triunfar o amor sobre o ódio, a paz sobre a guerra”, lê-se na mensagem divulgada no final do Sínodo.

“É um ano que deve eliminar o medo de nossos corações, não obstante as agressões e perseguições contra os cristãos no Oriente Médio, obrigados a abandonar suas casas”, conclui o texto.

(MJ)

br.radiovaticana.va

Baixe materiais especiais para seu grupo