Liturgia Diária – 14 Janeiro de 2021

JANEIRO

14 – QUINTA-FEIRA
Verde
Hb 3,7-14 / Sl 94(95) / Mc 1,40-45

Naquele tempo, 40um leproso aproximou-se de Jesus, suplicando de joelhos: “Se queres, tens o poder de me purificar”. 41Irado, Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero. Fique purificado”. 42Imediatamente a lepra o deixou, e ele ficou purificado. 43E, ameaçando-o severamente, Jesus logo o mandou embora, 44dizendo-lhe: “Não conte nada para ninguém. Mas vá mostrar-se ao sacerdote e ofereça pela sua purificação o que Moisés ordenou, como prova para eles”. 45Ele, porém, tendo saído daí, começou a proclamar com insistência e a divulgar a notícia, tanto que Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade. Ele ficava fora, em lugares desertos, e vinham a ele pessoas de todas as partes.

No tempo de Jesus, a lepra era considerada contagiosa e sinal de pecado; por isso, o leproso era afastado do convívio social e, conforme o ensinamento da sinagoga, sentia-se excluído do acesso ao Reino de Deus. O sistema marginalizava os que mais precisavam de ajuda. Isso provoca a ira de Jesus, que faz exatamente o contrário. Não só acolhe o leproso, mas toca nele, sem reservas nem medo de se contaminar, devolve-lhe a saúde e o reintegra na sociedade. A repercussão do fato poderia provocar a euforia da população e chegar aos ouvidos dos dirigentes, cuja preocupação urgente seria abafar a popularidade de Jesus. Daí a proibição de Jesus ao ex-leproso, para não espalhar a notícia. Por achar a cidade um ambiente hostil à sua presença e obra, Jesus ficava em lugares desertos e ali acolhia as multidões.

Ó Jesus, bondoso Mestre, compreendemos o motivo de tua ira diante do leproso. Tua indignação é contra a instituição religiosa que marginaliza as pessoas e despreza as vítimas da lepra. O Deus que revelas para nós é um Deus misericordioso, compassivo e que acolhe a todos. Amém.

 

 Nova Bíblia Pastoral / Portal Kairós