Liturgia Diária – 16 Janeiro de 2021

JANEIRO

16 – SÁBADO
Verde
Hb 4,12-16 / Sl 18(19B) / Mc 2,13-17

Naquele tempo, 13Jesus saiu de novo para a beira-mar. E toda a multidão ia até ele, e ele os ensinava. 14Ao passar, viu Levi, filho de Alfeu, sentado junto à mesa de coletar impostos, e lhe disse: “Siga-me”. E, levantando-se, ele o seguiu. 15Aconteceu que, estando Jesus sentado à mesa em sua casa, muitos cobradores de impostos e pecadores sentaram-se com Jesus e seus discípulos. De fato, eram muitos os que o seguiam. 16Os doutores da Lei, do partido dos fariseus, vendo que Jesus comia com os pecadores e cobradores de impostos, diziam aos discípulos dele: “Por que ele come com cobradores de impostos e pecadores?” 17Ouvindo isso, Jesus lhes disse: “Não são os que têm saúde que precisam de médico, e sim os doentes. Eu não vim chamar justos, e sim pecadores”.

Jesus normalmente dá preferência aos pobres; neste episódio, porém, apresenta-se em companhia de ricos, e, ainda por cima, ricos de má reputação. Levi, embora de origem judaica, pela sua profissão – cobrador de impostos –, é considerado um descrente sem lei, praticamente um pagão. Também os que estavam marginalizados e excluídos da aliança podem fazer parte do Reino de Deus. A serena convivência de Jesus com os cobradores de impostos gera pesada censura dos doutores da Lei. Não aceitam que Jesus se misture com pessoas que eles consideram pecadoras. Estão longe de entender que Jesus veio justamente para salvar o que estava perdido (cf. Lc 19,10). Veio para salvar a todos, independentemente de sua situação. No final, Jesus esclarece por que procede desse modo (cf. v. 17).

Ó Jesus, divino Mestre, desta vez ensinas as multidões, à beira-mar. Ao passares, convidas um cobrador de impostos para te seguir. És criticado por comeres em companhia de pecadores e cobradores de impostos. Ao responderes, esclareces tua missão, já que não vieste chamar justos, e sim pecadores. Amém.

 

 Nova Bíblia Pastoral / Portal Kairós