Liturgia Diária – 17 Janeiro de 2021

JANEIRO

17 – DOMINGO
2º DO TEMPO COMUM
Verde/2ª semana do saltério
1Sm 3,3b-10.19 / Sl 39(40) / 1Cor 6,13c-15a.17-20  / Jo 1,35-42

Naquele tempo, 35João estava lá de novo, com dois de seus discípulos. 36Ao ver Jesus que ia passando, disse: “Eis o Cordeiro de Deus”. 37Os dois discípulos o ouviram falando assim e seguiram a Jesus. 38Então Jesus voltou-se para trás e, vendo que o seguiam, lhes disse: “O que vocês estão procurando?” Disseram: “Rabi (que quer dizer Mestre), onde vives?” 39Jesus lhes respondeu: “Venham, e vocês verão”. Então foram e viram onde Jesus vivia. E ficaram com ele nesse dia. Era por volta da décima hora. 40André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram as palavras de João e seguiram a Jesus. 41Ele logo encontrou seu irmão Simão e lhe disse: “Nós encontramos o Messias” (que quer dizer Cristo). 42Então André conduziu Simão a Jesus. E Jesus o viu e disse: “Você é Simão, filho de João, e será chamado de Cefas” (que quer dizer Pedro).

O testemunho de João Batista a seus dois discípulos é como uma “carta de recomendação” favorável ao Messias. A partir daquele momento, João entrega os próprios seguidores a um novo Mestre, o “Cordeiro de Deus”, aquele que, por sua morte, libertará o mundo da condição de pecado. Atitude sábia e desprendida, a de João. Não se apega aos próprios discípulos, nem os enche de recomendações. Sabe que estarão em
boas mãos. Doravante, caberá a Jesus prepará-los para a realidade do Reino de Deus. A primeira pergunta que Jesus lhes dirige é: “O que vocês estão procurando?”. Esse questionamento é fundamental em nossa vida. Somos convidados a dar conta do que realmente é importante para nós: a quem estamos seguindo? O que nos realiza como seres humanos? O que de fato agrada a Deus?

Ó Jesus, Cordeiro de Deus, mediante teus ensinamentos e atitudes, cativas os dois discípulos de João. Eles te acompanham e, depois de testemunharem tua ação libertadora em favor do povo, tornam-se teus fervorosos seguidores e bons instrumentos para convidar novos adeptos para o Reino de Deus. Amém.

 

 Nova Bíblia Pastoral / Portal Kairós